Sábado, 04 de Abril de 2026 Fazer o Login

Dispositivo de fumaça é testado em agência bancária e assusta os araguarinos

sex, 26 de agosto de 2016 05:32

por  Samara Arruda

O dispositivo de segurança que lança uma fumaça espessa em casos de ataques a caixas eletrônicos, conhecido como Proteção por Névoa de Segurança, passou por testes na noite desta quarta-feira, 25, na Caixa Econômica Federal, em Araguari. A grande movimentação de Policiais Militares no local chamou a atenção dos araguarinos.

O gerador de neblina dificulta a visibilidade, gerando completa desorientação

O gerador de neblina dificulta a visibilidade, gerando completa desorientação

 

O assunto rapidamente ganhou espaço nas redes sociais, onde muitos internautas buscavam informações sobre o que estaria ocorrendo no local. “Passando pelas proximidades da agência, avistamos muita fumaça e vários policiais. Foi quando pensamos que criminosos tivessem causando mais estragos em nossa cidade,” afirmou Aline Pereira da Cruz, que reside na região central da cidade.

Para esclarecer o ocorrido, a reportagem entrou em contato com o gerente geral da agência. Ele afirmou que tudo não passou de um teste para averiguar o funcionamento do equipamento instalado no prédio. “O equipamento é testado pela empresa responsável constantemente, para assegurar sua eficácia. É importante ressaltar que esta avaliação foi feita no período noturno, quando não havia clientes no local. Além disso, para garantir a segurança da equipe, acionamos a Polícia Militar que acompanhou todo o procedimento,” afirmou Aldo Vianey do Couto.

O dispositivo gerador de neblina é automaticamente ativado quando o ambiente do caixa eletrônico é atacado. A medida de segurança tem sido utilizada por vários bancos para conter a série de ataques aos caixas eletrônicos.

Segundo explicou, sensores de movimento instalados atrás dos equipamentos detectaram a ação e acionaram na hora os geradores de neblina, que soltam uma névoa artificial, que atinge a visão e a audição do ladrão, gerando completa desorientação. “A fumaça não causa irritação na pele ou nos olhos e não danifica qualquer tipo de material ou equipamento presente no local, entretanto, devido à temperatura e densidade, a pessoa não consegue permanecer no local,” ressaltou.

Sobre a eficácia do novo método, o gerente afirmou que ao contrário dos sistemas que inutilizam notas com tinta essa abordagem evita que o dano seja cometido, destacou ainda que antes mesmo de chegar ao ponto de explodir o caixa, uma neblina bastante densa toma conta do ambiente em menos de 30 segundos.

Aldo Couto lembrou ainda os casos registrados no país quando criminosos tentaram arrombar caixas eletrônicos de agências bancárias, mas o sistema de segurança impediu a ação. “Diante disso, pedimos a compreensão da população, pois, os testes são medidas de segurança das agências e também deverão acontecer em outras oportunidades. Vários bancos estão utilizando este procedimento, visando proteção contra roubos e vandalismo,” finalizou.

Proteção por Névoa de Segurança  

O sistema de proteção antirroubo é considerado mais eficaz em comparação aos sistemas de vigilância ou aos sistemas de alarme de intrusão convencionais; a névoa de segurança imobiliza imediatamente o assaltante, pois simplesmente bloqueia a visão, provocando a perda do sentido de orientação. O equipamento tem sido instalado também em empresas para evitar perdas elevadas e seguros extremamente onerosos.

1 Comentário

  1. Marcos disse:

    Logo logo a bandidagem arruma um jeito de burlar o referido sistema de Proteção por Névoa de Segurança!!

    Esperem para ver!!!

Deixe seu comentário: