Pagamento da segunda parcela do IPVA 2014 começa dia 17
qua, 12 de fevereiro de 2014 00:01SAMARA ARRUDA – A segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA vence no dia 17, próxima segunda-feira. Quem optou pelo pagamento parcelado deve se dirigir até os terminais de Auto Atendimento ou guichês autorizados e informar o número do RENAVAM do automóvel.
Em Araguari a frota chega à 29.783, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. Em torno de 34% dos contribuintes quitaram o IPVA 2014; 18% da frota optaram pelo pagamento parcelado e 48% ainda se encontram inadimplentes.
Segundo Arthur de Oliveira, chefe da Administração Fazendária, até o início de fevereiro foi arrecadado em torno de 10 milhões de reais. O valor representa 47% do total esperado de 21 milhões de reais para este ano. “É importante que o contribuinte efetue o pagamento a fim de evitar multas durante as fiscalizações, que devem acontecer a partir de meados de março. A Receita Estadual e a Polícia Militar devem começar a realizar blitzes educativas em vários pontos de Araguari,” afirmou Arthur de Oliveira.
O não pagamento do IPVA, nos prazos estabelecidos, pode gerar multa de 0,3% ao dia e multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso. Do total arrecadado com o IPVA, 40% ficarão com o Estado, 40% com a prefeitura e 20% com Fundo de Educação. O Estado de Minas Gerais espera arrecadar neste ano, 3,4 bilhões de reais com o pagamento do imposto. Neste ano, a frota em Minas Gerais foi ampliada em cerca de 600 mil automóveis. Com isso, a SEF prevê que 8,4 milhões de veículos estarão sujeitos ao imposto.
Taxa de Licenciamento
A TRLAV (Taxa de Licenciamento Anual de Veículo) no valor de R$ 75,19 em cota única pode ser quitada. A taxa vence em 31 de março. As consultas dos demais valores podem ser feitas pelo RENAVAM ou Marca Modelo através do site da SEF – www.fazenda. mg.gov.br.
Consulte o IPVA pelo seu Smartphone
Neste ano há uma novidade no sistema de consultas do IPVA: um aplicativo gratuito para smartphones e tablets, está disponível, para sistemas Android e permite a consulta do valor do IPVA, da taxa de licenciamento e outras informações relacionadas ao registro de veículos automotores. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo IPVA MG.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Centro de pesquisas recebe investimentos ter, 11 de agosto de 2026
- Movimento intenso de pessoas faz a BR-365 ser tomada por romeiros ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Araguari aposta em jogos para transformar o ensino da matemática ter, 11 de agosto de 2026
- Agosto Lilás: Araguari promove roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher ter, 11 de agosto de 2026
- TERCEIRA ETAPA DO CIRCUITO MUNICIPAL DE FUTEVÔLEI REÚNE MAIS DE 50 ATLETAS NA ARENA BEACH ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA se destaca mais uma vez no voleibol de base e coloca as três equipes femininas participantes entre as melhores da competição ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia ter, 11 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE AGOSTO ter, 11 de agosto de 2026
- Fiscalização nos dois principais acessos à Romaria flagra motoristas irregulares ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados reforça cuidado com a saúde das mulheres e convida população para ação da Carreta da Mamografia ter, 11 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...