Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Jogo Rápido – CBF adota medidas afim de melhorar nível de arbitragem nacional

qua, 3 de agosto de 2016 05:17

Jogo Rapido

Comissão independente irá fiscalizar e avaliar trios de arbitragem, que passam a ser preferencialmente fixos. Os melhores serão premiados no fim do campeonato

A Confederação Brasileira de Futebol adotará algumas medidas visando o aperfeiçoamento da arbitragem do Campeonato Brasileiro das Séries A e B, o que não é sem tempo, pois, por várias vezes as arbitragens estão se tornando motivo de discussão durante todo o campeonato.

Durante entrevista o Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman afirmou que erros vão acontecer, mas que o intuito é sempre agregar experiências para que o trabalho seja cada vez melhor e mais justo. – ‘‘Queremos um grupo que analise os problemas de forma independente, avaliando e apontando soluções, aplicando medidas corretivas e, ao mesmo tempo, premiando aqueles que têm um bom desempenho. É necessário ressaltar que existe um processo de evolução na arbitragem brasileira e estas ações vêm ao encontro disso’’.

Comissão de análise independente

As novas ações começam pela constituição de uma comissão independente que avaliará os árbitros de cada um dos 20 jogos da rodada das Séries A e B. Este grupo será comandado pelo português Vitor Pereira, que apitou duas Copas do Mundo e foi chefe da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa por mais de dez anos. Além dele, outros dois ex-árbitros farão parte desta equipe: José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira.

Aproveitando o trabalho de análise de desempenho dos árbitros que é executado a cada jogo por analistas contratados, os membros da comissão poderão referendar ou reformar as observações do responsável pela partida. Baseado neste desempenho, eles conjuntamente darão notas aos trios de arbitragem. Esses números vão compor um ranking da Comissão Nacional de Arbitragem no campeonato, que será divulgado a cada rodada.

Também caberá a esta comissão definir sanções aos árbitros que cometerem erros nas partidas e estabelecer um programa de reciclagem junto à Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), que é presidida pelo araguarino Alicio Pena Junior, para que estes juízes aperfeiçoem seus conhecimentos.

Além da análise individual, será responsabilidade desta comissão uma avaliação global da arbitragem, constatando falhas que ocorrem com maior incidência e estabelecendo medidas de correção para as situações comuns. Este aperfeiçoamento poderá ser feito por intermédio de cursos, provas teóricas, análise de vídeos, entre outros.

Trios fixos

Com o objetivo de melhorar o entrosamento e facilitar a unidade de critérios, a partir desta rodada os trios de arbitragem serão fixos, ou seja, serão repetidos com a mesma formação, sempre que possível. Apenas em caso de afastamento, seja por solicitação própria ou para reciclagem, o árbitro ou os assistentes serão substituídos.

Premiação aos melhores

Ao final do campeonato, com base nas notas proferidas pela comissão independente, os três melhores trios de arbitragem serão premiados com valores em dinheiro, totalizando R$ 500 mil. Essa escolha pode contemplar trios que estejam atuando nas Séries A ou B.

Sistema de sorteio

Um novo sistema de sorteio dos trios de arbitragem será implantado. A Comissão Nacional de Arbitragem selecionará os árbitros que apresentam o melhor desempenho dentro da competição, com seus assistentes previamente definidos, e sorteará entre os jogos. A única restrição aplicada é o fato de os juízes não apitarem jogos dos clubes de seus estados.

Vitória e Coritiba – Quarta-feira 19h30 – Joia da Princesa

Ainda tentando se distanciar do Z4, o Coritiba tem a difícil missão de enfrentar o Vitória, que apesar de ser o mandante, não vai jogar na sua casa e sim em Feira de Santana, mas mesmo assim o Vitória espera manter o bom retrospecto, pois jogando como mandante perdeu apenas uma vez para o Coritiba, e isso ocorreu em 1998.

Sport e América – Quarta-feira 19h30 – Ilha do Retiro

Sem boas perspectivas para o restante do campeonato, o América viaja para enfrentar o Sport, e tentar quebrar um tabu de nunca ter ganho do time pernambucano, pelo Brasileiro, e quem sabe, pelo menos não fechar o primeiro turno como a pior campanha na história dos pontos corridos, mas para isso é preciso vencer as duas próximas rodadas, que são os jogos finais do primeiro turno do campeonato.

Santos e Flamengo – Quarta-feira 21h45 – Arena Pantanal

As equipes brigam pelo G4, o Santos tenta se manter e o Flamengo luta para entrar, e este confronto promete pegar fogo, pois este é um jogo de seis pontos; onde além de ganhar os três pontos em disputa, o ganhador faz com que um adversário direto não pontue, o que é muito importante também.

Atlético-PR e Corinthians – Quarta-feira 21h45 – Arena da Baixada

Com os resultados da última rodada, o Corinthians chegou a liderança e para manter esta posição é preciso derrotar o Atlético em plena Arena da Baixada, o que não é muito fácil, pois o time paranaense além de estar fazendo um bom campeonato, sempre é um adversário muito duro, e não entrega barato jogo em seu estádio.

Ponte Preta e Botafogo – Quinta-feira 19h15 – Moisés Lucarelli

Apesar de ser o mandante deste jogo, a Ponte Preta não tem bom retrospecto contra o Botafogo em casa, além de ter ganho apenas dois jogos contra quatro do Botafogo, a última vez que o time campineiro venceu em casa foi em 2001; e para piorar a situação da Ponte, o time carioca vem embalado depois da bela vitória sob o, até então, líder Palmeiras.

São Paulo e Atlético-MG – Quinta-feira 19h30 – Morumbi

Na despedida do técnico Bauza, o São Paulo tem pela frente o Atlético, que nos últimos anos se tornou freguês em jogos no Morumbi, desde 2010 em jogos válidos pelo Brasileiro o São Paulo venceu todos jogos disputados. Mas o Atlético vem de três vitórias nas últimas três rodadas, e vem de olho no G4, e uma vitória pode levar para mais perto desta disputa, ou dependendo do resultado até mesmo para o G4, portanto o Bauza que fique esperto para não se despedir com uma derrota.

Grêmio e Santa Cruz – Quinta-feira 19h30 – Arena do Grêmio

Em busca de um bom resultado, para sair da zona de rebaixamento, o Santa Cruz precisa quebrar um tabu de trinta anos sem vencer o Grêmio no Rio Grande do Sul, e apesar do time gaúcho ter apenas empatado com lanterna América, o técnico Roger vem fazendo um bom trabalho e continua na briga para alcançar a liderança.

Cruzeiro e Internacional – Quinta-feira 21h – Independência

Reabilitação é a palavra de ordem para as duas equipes, pois as duas vem muito mal no campeonato, o Cruzeiro briga para sair da zona de rebaixamento, e o Inter para não se aproximar e quebrar a sequência ruim, são nove rodadas sem vencer, e para piorar a situação do Inter, o time gaúcho não ganha do Cruzeiro em solo mineiro desde 1987, se bem que no Independência, palco do jogo desta rodada, estes times jogaram apenas uma vez, e o resultado foi um empate por 1×1 em 1962.

Chapecoense e Palmeiras – Quinta-feira 21h30 – Arena Condá

Depois de um dos piores jogos da temporada, o Palmeiras perdeu a liderança, e para tentar recuperá-la, é preciso vencer a Chapecoense em plena Arena Condá, algo que jamais aconteceu, sem contar que na última oportunidade, a Chapecoense aplicou uma sonora goleada por 5×1.

Fluminense e Figueirense – Sábado, 03/09/16 – Édson Passos

Devido aos jogos olímpicos, este jogo foi adiado para o dia 3 de setembro.

 

Palpites da Rodada

.

.

Ronaldo Silveira Oliveira

Serviços Gerais – Torcedor do São Paulo

Vitória 1×0 Coritiba

Sport 2×0 América

Santos 0x0 Flamengo

Atlético-PR 1×0 Corinthians

Ponte Preta 1×2 Botafogo

São Paulo 2×0 Atlético-MG

Grêmio 2×0 Santa Cruz

Cruzeiro 0x2 Internacional

Chapecoense 1×2 Palmeiras

*Fluminense 3×1 Figueirense

 

.

.

Maruzan Ferreira da silva

Motorista – Torcedor do Atlético MG

Vitória 2×0 Coritiba

Sport  3×1 América

Santos 2×2 Flamengo

Atlético-PR 1×1 Corinthians

Ponte Preta 2×1 Botafogo

São Paulo 1×2 Atlético-MG

Grêmio 2×0 Santa Cruz

Cruzeiro 2×0 Internacional

Chapecoense 1×1 Palmeiras

*Fluminense 2×0 Figueirense

 

 

.

.

Reginaldo Maximiano

Funcionário Público – Torcedor do Palmeiras

Vitória 1×1 Coritiba

Sport 2×0 América

Santos 2×2 Flamengo

Atlético-PR 0x0 Corinthians

Ponte Preta 1×0 Botafogo

São Paulo 2×1 Atlético-MG

Grêmio 3×1 Santa Cruz

Cruzeiro 2×0 Internacional

Chapecoense 1×2 Palmeiras

*Fluminense 2×1 Figueirense

 

*O resultado deste jogo será contabilizado normalmente, mas somente na data de conclusão do mesmo. O palpiteiro não será prejudicado em virtude da alteração da data.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: