Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mais de 150 pacientes são atendidos no primeiro dia de funcionamento da UPA

sáb, 2 de julho de 2016 05:29

Da Redação

Casos de urgência e emergência possuem prioridade de atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciou nessa sexta-feira, 1º de julho, suas atividades no município. Durante o primeiro, foram examinados mais de 150 pacientes, dentre casos de urgência, emergência e de atenção primária.

De acordo com o médico Edson Pereira de Sousa Junior, coordenador técnico da UPA, os atendimentos ocorreram normalmente. “Todo começo demanda adaptações, mas os pacientes que chegaram à unidade foram atendidos. Eles passam por uma classificação, que chamamos de triagem de risco e são enquadrados em pacientes de urgência ou não urgentes”.

Pacientes foram selecionados em triagem de risco e aguardam atendimento

Pacientes foram selecionados em triagem de risco e aguardam atendimento

 

Os pacientes que não se enquadram em casos graves, são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde. “Esses pacientes são encaminhados às unidades de referência de atenção primária. Aos finais de semana, caso os postos não estejam funcionando, eles serão atendidos na UPA, mas os pacientes em estado grave tem prioridade de atendimento. Os pacientes que são classificados como não urgentes também serão atendidos, porém, a demora é maior”.

O coordenador afirma que a demanda de pacientes do primeiro dia está dentro das expectativas. “Precisamos treinar e capacitar diariamente os profissionais para que o fluxo seja cada vez mais rápido e o atendimento mais dinâmico, porém, para o primeiro dia, está dento do esperado. Atendemos aproximadamente 150 pessoas. Ainda faltam pequenos detalhes e algumas compras emergenciais de materiais, mas a parte básica e a estrutura estão adequadas para o funcionamento”.

Edson Pereira ressalta que a UPA é uma unidade de atendimento de urgência e emergência. “É importante que a população tenha ciência de que a UPA realiza preferencialmente atendimentos de urgência e emergência, então, os pacientes não urgentes podem procurar as demais Unidades Básicas de Saúde”.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Organização Social Missão Sal da Terra, Vanderlei Antônio Gomes, a procura na parte da manhã foi menor. “Esse foi o primeiro dia e muitas pessoas ainda não tiveram conhecimento do processo de mudança, porém, durante a tarde, a procura foi mais intensa. Nossa equipe atendeu a todos, de acordo com as classificações de cada paciente”.

A paciente Ana Darc de Sousa procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento. “Fui ao postinho do bairro Goiás, pois era um problema simples, mas não havia médico no local, então, fui encaminhada para a UPA. Gostei muito da localização e o local é bastante arejado, mas, o atendimento demorou bastante. Passei pelo processo de triagem, mas chegaram muitos pacientes em situação de emergência e tive que aguardar bastante”.

Maria Abadia de Oliveira estava acompanhando seu filho, que sofreu uma torção. “Eles tentaram agilizar o atendimento ao máximo e são bastante atenciosos. A equipe ainda está se organizando, mas gostei muito do local e espero que eles continuem atendendo a todos da melhor forma possível”.

3 Comentários

  1. Luiz Cláudio disse:

    Acostumados a uma estrutura velha e suja e um mal atendimento sem organização e bom tratamento algumas pessoas ainda se atrevem a elogiar por um lado o prédio novo da upa araguari e reclamar da demora de atendimento sendo que ficavam o dia inteiro lá no pronto socorro esperando e custam captar ou se adaptar às mudanças que na minha opinião é ótimo._cedo não foi ninguém só foram acordar pra vida depois do almoço _gente vamos ficar mais preparados para as mudanças que no caso é boa por sinal

  2. Armindo Marcelino disse:

    Boa tarde.
    Na tarde de sexta-feira feira fui ao UPA sentindo dor forte no abdômen do lado esquerdo, fui chamado às 15.37 e tive alta às 00.47 de sábado, desorganização demais,falta de material (garrote, camisola de raio x),a sala de raio x, nem mesa,nem cadeira tinha , apenas o aparelho de raio x q nem estava em condições, acabando por ir ao pronto socorro numa ambulância pequena, 5 pessoas à nem sardinha enlatada.
    Para finalizar q fui mostrar os exames de raiox ao médico, a minha ficha tinha desaparecido.
    Para o bem da população tem muito q mudar no UPA.

  3. camila santos disse:

    na minha opinião, tenho certeza que está sendo pago milhões para o grupo q está tomando conta,tem que gastar o dinheiro lá, a população merece, e todo dinheiro pago é nosso, a população de Araguari merece respeito, de que adianta um prédio bonito se não tem nem materiais básicos….

Deixe seu comentário: