Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Profissionais passam por treinamento para implantação do SAMU

qua, 15 de junho de 2016 05:55

Da Redação

O curso de capacitação é voltado ao atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência

Araguari está entre os 28 municípios mineiros beneficiados com a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A orientação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI) é que as instalações do serviço sejam ocupadas a partir do dia 26 de junho.

A previsão é de que as operações comecem em meados de julho, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para isso, o CISTRI, está promovendo cursos para a capacitação dos profissionais que irão atuar no resgate. No último domingo, 12, foi dia de treinamento para médicos, enfermeiros e técnicos. Para isso, foi montada uma estrutura para as simulações em um hotel na cidade de Uberlândia.

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais em relação ao atendimento de urgência e emergência

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais em relação ao atendimento de urgência e emergência

 

De acordo com a coordenadora do treinamento, Cristina Ila de Oliveira Peres, foram montadas cenas com vítimas simuladas, para servir de apoio para as práticas. “A iniciativa pretende ressaltar situações cotidianas que os profissionais podem encontrar durante um atendimento de urgência. O objetivo do curso é qualificar e reciclar esses profissionais em relação ao atendimento de urgência e emergência,” disse.

Os cursos contarão com aproximadamente 50 profissionais de Araguari, nas categorias: condutor socorrista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médicos. No município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionará juntamente com a 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, no prédio do atual Pronto-Socorro Municipal, que foi cedido aos militares. Serão utilizadas três viaturas, sendo duas unidades de resgate simples e uma unidade de suporte avançada — com a presença de um médico.

Em entrevista recente, a secretária executiva do CISTRI, Dayana Ferreira da Fonseca afirmou que o SAMU terá ambulâncias que oferecerão assistência de urgência aos pacientes  in loco e os encaminharão para as unidades de saúde. “Teremos Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) móveis e suporte básico, além de uma Central de Regulação Médica de Urgências, que ficará localizada em Uberlândia”.

A intenção do CISTRI é estruturar a rede de urgência e emergência em todo o território mineiro, com apoio do Corpo de Bombeiros. Existe a previsão de um investimento de aproximadamente um milhão de reais para reforma e adequação dos quarteis do CBMMG para receber o Samu.

As Unidades do CBMMG serão utilizadas como bases descentralizadas do Samu e sediarão Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). Os telefonemas recebidos pelo 192 serão direcionados para a Central de Regulação Médica de Urgências em Uberlândia, que providenciará o atendimento. As ligações 193, originadas dos demais municípios, continuarão sendo direcionadas às Unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas.

1 Comentário

  1. Fernando disse:

    Tenho uma dúvida quanto aos candidatos que fizeram media mais que não foram incluidos na lista de chamada para reserva, o que é o meu caso há alguma probabilidade de ser convocado para outra cidade a qual ainda há deficiencia no preenchimento das vagas?

Deixe seu comentário: