Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

PM inaugura célula do projeto “Rede de Comerciantes Protegidos” no bairro Goiás

qua, 1 de junho de 2016 05:47

Da Redação

Fortalecendo o contato com a comunidade para reduzir os índices criminais do município, o 53º Batalhão de Polícia Militar continua expandido o projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”. Nesta terça-feira, 31, foi inaugurada a terceira célula da rede, agora no bairro Goiás.  A solenidade foi realizada nas dependências do antigo posto “Brasília”, situado na avenida Senador Melo Viana.

PM de Araguari expande nova célula do “Rede de Comerciantes Protegidos” em solenidade com a participação da banda da PM de Uberlândia

PM de Araguari expande nova célula do “Rede de Comerciantes Protegidos” em solenidade com a participação da banda da PM de Uberlândia

 

Comerciantes voluntários, principalmente da referida via e demais comércios na região receberam as placas de participação no projeto. A ocasião foi prestigiada com a banda de música do 17º Batalhão de Polícia Militar de Uberlândia.  Aproximadamente 50 comerciantes aderiram ao projeto nesta edição.

Com a nova célula, militares devem intensificar patrulhamentos preventivos na região, abordando pessoas e veículos suspeitos, além de estarem continuamente mais próximos aos comerciantes. “Conheço esse projeto relacionado à moradores. Desde 2009, tivemos o privilégio de fazer lá no bairro Santiago, que foi o primeiro Vizinhança Solidária na época, que se expandiu. Depois veio essa rede de comércio que também é baseada nos mesmos princípios, a interlocução entre a comunidade e os policiais,” declarou o empresário Gilberto Cunha de Resende.

O presidente da CDL, Crystiano Ferreira Batista, acompanhou a cerimônia. “Não poderíamos deixar de prestigiar e incentivar essa iniciativa que tem funcionado muito bem. Agora teremos mais uma célula dessa rede. A ideia é expandir cada vez mais a proteção e  a CDL tem dado total apoio para que isso aconteça,” ressaltou.

De acordo com o comandante do 53º BPM, tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo, a rede é importante porque o próprio comerciante pode sugerir formas de policiamento e a PM, com essa aproximação, tem a oportunidade de orientá-los sobre as melhores maneiras de se precaver contra crimes. “Temos alguns casos pontuais de furtos e roubos e observamos que eles acontecem em comércios onde as pessoas tem pouco relacionamento com a PM e não se preocupam com as questões de segurança,” declarou.

Segundo a PM, o índice de criminalidade nas localidades onde foram instaladas as células do projeto diminuiu quase 100% no ano de 2015. O próximo objetivo da rede é aumentar o número de participantes e fortalecer cada vez mais o projeto. Quem se interessar, deve entrar em contato na sede do Batalhão da Polícia Militar.

Caso algum grupo se interesse em implantar também a “Rede de Vizinhos Protegidos  – Vizinhança Solidária”, basta procurar o comando do 53º Batalhão de Polícia Militar. Araguari conta com mais de 30 células instaladas por toda a cidade, sendo contempladas aproximadamente 1.000 casas.

ANIVERSÁRIO DE 241 ANOS DA PMMG

O lançamento da célula faz parte de uma programação alusiva aos 241 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. Na manhã de ontem, a PM também realizou o lançamento do projeto URCA na E.E. Professora Katy Belém. À tarde, aconteceu uma apresentação musical na praça do CEU no Monte Moriá, pelo GPMOR e apresentação do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: