Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Funcionamento da UPA e contratações de funcionários são abordados em coletiva de imprensa

qui, 26 de maio de 2016 05:02

Da Redação

OS Missão Sal da Terra e prefeitura divulgaram informações sobre estruturação e início das atividades no município

A partir da próxima segunda-feira, 30, a Organização Missão Sal da Terra assume a gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. Contratada pela prefeitura, ela deverá iniciar a organização da estrutura e providenciar, num primeiro momento, a contratação emergencial de funcionários para o início do atendimento.

Funcionamento e gestão da UPA foi tema de coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 25

Funcionamento e gestão da UPA foi tema de coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 25

 

O assunto foi tema de uma coletiva de imprensa no Palácio dos Ferroviários na tarde de ontem, 25, com a presença do prefeito Raul Belém (PP), secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues; o presidente da Organização Missão Sal da Terra, César Pereira; o diretor-superintendente Ricardo Borges; o coordenador de Talentos Humanos Vanderlei Gomes; o coordenador de Logística e Suplementos Artur Pereira e o médico Marco Túlio.

Nos primeiros dias, o foco da OS é garantir a estrutura física da UPA, como equipamentos e mobiliário. O prazo previsto pela secretária para o início do funcionamento é 1º de julho, no entanto, representantes da Missão Sal da Terra afirmaram que não é possível realizar contratações num prazo de 30 dias.

A expectativa é de que 220 funcionários sejam contratados em regime de caráter emergencial nos próximos dias. Isso deverá ser providenciado num prazo de dois meses, conforme determinação do Ministério Público. Neste período, eles irão receber currículos de interessados, adiantando que será exigido ter experiência na área da Saúde para ocupar as vagas. O contrato emergencial terá duração de seis meses. Nesse tempo, a OS irá providenciar o processo seletivo para contratação definitiva dos funcionários regidos sob a CLT.

Segundo a secretária, profissionais do PSM concursados serão remanejados para as Unidades Básicas de Saúde. Inicialmente, funcionarão como polos as UBS’s dos bairros São Sebastião, Amorim, Goiás e Paraíso.

O prefeito Raul Belém destacou a reforma de unidades de saúde e a entrega de unidades novas, que fazem parte do sistema de atenção básica, como um diferencial paralelo à mudança promovida com a terceirização dos atendimentos de emergência. “É preciso que a população seja informada, a partir dessa reestruturação. Para que enfrentar uma fila no Pronto Socorro, na UPA, se ela pode ser atendida numa unidade próxima a de sua residência? Entendendo a função da Unidade Básica de Saúde da Família, as pessoas poderão ser atendidas da melhor maneira possível,” disse.

A OS Missão Sal da Terra começou em 1978 na cidade de Uberlândia, como uma banda musical cristã chamada “Sal da Terra”. Depois passou a realizar trabalhos junto a crianças de rua voltados para adoção e em 1981 escolheu o nome utilizado até os dias de hoje. Em 1985 assumiu a gestão do Patronato Buriti e da Creche Sérgio Martinelli da Fundação Rotariana. A partir de 1992, passou a administrar centros educacionais e a desenvolver iniciativas com adolescentes.

O trabalho na área da Saúde começou em 2007, com a gestão da UAI São Jorge em Uberlândia. Atualmente, a organização social é responsável pela rede do setor Sul da cidade, que no total, corresponde ao atendimento de 150 mil pessoas.

Pronto Socorro x UPA: o que muda

De acordo com a secretária de Saúde, o que muda com o funcionamento da UPA é a ampliação do atendimento, com especialidades e equipamentos que não estavam disponíveis no Pronto Socorro, como pediatria 24 horas, médico ortopedista e aparelho de ultrasson. Ela também afirma que outra diferença está na prestação do serviço oferecido pela Missão Sal da Terra, o que ela chamou de “forma humanizada e cristã de atendimento”.

Lucélia Rodrigues voltou atrás quanto à possiblidade do Pronto Socorro e da UPA estarem abertas simultaneamente nos primeiros dias, até que a população se acostumasse. “Duas portas abertas ao mesmo tempo não vai dar certo, ” avaliou.

3 Comentários

  1. Silvia disse:

    Lucélia, a pior é mais incompetente secretária de saúde da história de Araguari. Uma vergonha essa mulher fazer parte desse governo

  2. Luana Ribeiro disse:

    É uma vergonha mesmo Araguari,já não tem emprego na cidade,ao invés de eles darem oportunidade para aqueles desempregados que frequentam o sine todos os dias atráz de uma vaga,vão colocar pessoas por indicação,com disculpa de pegar curriculum!Experiênçia na área se adiquiri na prática,e esse prefeito de Araguari o Raul Belém tem que tomar vergonha na cara dele,pois ele não fez nada pra cidade,agora em época de eleição quer dar um de que está interessado nas dificuldades da população:
    – projeto 100% asfalto;que nada,sai tudo do nosso bolso com tanto imposto que pagamos,não tem nada de graça não.Tenho vergonha de ser dessa cidade porque tem muita gente suja dentro desta câmara municipal de araguari,tem que fazer um limpa como fez com a imunda da Dilma Russef!!!!
    A população tá farta de tanta promessa!!!!

  3. Silson disse:

    Aqui em Uberlândia houve concurso publico realizado para trabalhar nas UAI’s sob gerencia desta missão Sal da Terra e já tem uns 4 anos. Seria 50 enfermeiras onde minha filha passou em na 12a colocação e até ontem nada. Na realidade são chamados aqueles que passarem para esta religião ou onde tem aquele “QI”.

Deixe seu comentário: