Abolição da Escravatura é tema de debate promovido pelo COMPIR
ter, 10 de maio de 2016 08:06Da Redação
Com o objetivo de propor uma reflexão sobre datas significativas que remetem à população negra, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realizou nesta segunda-feira, 9, uma aula pública para discussões relativas ao tema “Repensando o 13 de Maio”. A iniciativa faz parte do projeto Sancofa promovido pelo COMPIR.
Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade participaram do evento, promovido na Casa da Cultura “Abdala Mameri”. Segundo Marco Túlio Nascimento, presidente do COMPIR, a iniciativa proporcionou um momento de diálogo e soma de ideias entre os conselheiros e a comunidade.

O debate sobre a Abolição da Escravatura foi promovido na Casa da Cultura Abdala Mameri, em Araguari
“Nesta data é lembrada a assinatura da Lei Aurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888. Na ocasião, propomos uma discussão sobre Abolição da Escravatura, um fato muito importante para nossa nação e que precisa ser repensada de maneira contextualizada, destacando um novo significado,” disse.
O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura. Anualmente, a data é celebrada nas escolas e instituições de ensino, com o intuito de reforçar a história da luta pela criminalização da escravidão, uma prática considerada hedionda na contemporaneidade. Entretanto, o Dia da Abolição da Escravatura também serve como um mecanismo de conscientização e educação para ajudar a erradicar completamente qualquer tipo de preconceito racial.
Essa data é, desde o início dos anos 80, considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo exatamente para chamar atenção da sociedade e mostrar que a abolição legal da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR foi criado para fazer face à Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto 4.886) com o objetivo de fazer o enfrentamento das desigualdades raciais a serem consideradas no conjunto das políticas do governo municipal.
Firma-se como um órgão de natureza permanente, consultivo, normativo, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população do município de Araguari. Essas políticas deverão estar voltadas para o acolhimento, valorização e ao reconhecimento da participação histórica, política, econômica, cultural e social das populações negras e das outras etnias vulneráveis.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...