Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Revezamento da Tocha Olímpica deve reunir mais de dez mil araguarinos

sáb, 7 de maio de 2016 08:34

por Stella Vieira

Prefeitura realiza homenagens a personalidades do esporte local

A cidade de Araguari é o primeiro município de Minas Gerais e do Sudeste a receber a Tocha Olímpica. O revezamento do símbolo acontece nesse sábado, 7, e a expectativa é que mais de dez mil araguarinos prestigiem o evento ao longo de todo o percurso.

Evento acontece em frente ao Palácio dos Ferroviários

Evento acontece em frente ao Palácio dos Ferroviários

 

A Tocha Olímpica foi acesa no dia 21 de abril, no Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia. A cerimônia marcou o início do revezamento da tocha, que chegou à Brasília no dia 3 de maio. Após o evento em Brasília, o símbolo passou pelos municípios de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis (quarta-feira), Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia (quinta-feira) e Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas (sexta-feira).

Nesse sábado, a Tocha Olímpica passará pelas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, ainda no estado de Goiás, e entrará no estado de Minas Gerais pela cidade de Araguari. Após o revezamento no município, o símbolo segue para Uberlândia, onde passará a noite.

O revezamento terá duração de 95 dias, passando por todos os estados do país, culminando com o acendimento da pira no estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto. A Tocha Olímpica percorrerá 20.000 quilômetros por estradas e ruas do país e mais 10.000 milhas aéreas sem que o fogo se apague.

Infraestrutura

Durante a semana, a secretaria de Obras realizou os serviços de pintura estratigráfica e tapa-buracos nas ruas onde acontecerá o revezamento. A estrutura para o recebimento da chama Olímpica foi montada em frente ao Palácio dos Ferroviários e conta com uma arquibancada para 1.500 pessoas e dois palcos, sendo um para a recepção da Tocha Olímpica e outro para  as atrações.

O Palácio dos Ferroviários e a fonte receberam uma pintura de conservação, que foi autorizada pelo Conselho de Patrimônio Histórico, responsável pelos imóveis tombados do município. A equipe também realizou o serviço de troca da iluminação e de conservação da jardinagem. Além disso, os quatro mastros foram instalados na área externa do prédio, onde serão hasteadas as bandeiras nacional, estadual, municipal e das olimpíadas.

Investimento

De acordo com Enivaldo Silva, coordenador da força tarefa local responsável pela organização do revezamento, o investimento nas atividades relacionadas à Tocha Olímpica foi baixo. “Estamos fazendo tudo com a nossa equipe. Apenas as estruturas de som e mídia necessitaram de investimentos”.

O evento conta também com mais de 250 voluntários, que receberam treinamento e orientações relacionadas ao evento nessa sexta-feira, 6, no auditório do 2º Batalhão Ferroviário. “Estamos recebendo um grande apoio do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) e das escolas estaduais Raul Soares e Isolina França Soares Torres, além de servidores do poder público”.

Segurança

O coordenador ressalta que a segurança será realizada por órgãos públicos, como Agência Brasileira de Inteligência, Serviço de Inteligência do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. “Não utilizaremos segurança privada. Os órgãos estarão mobilizados na proteção dos condutores, para que todo o revezamento ocorra sem transtornos”.

Percurso

O revezamento acontecerá a partir das 15h, com ponto de partida na avenida Vereador Geraldo Theodoro da Silva, próximo à BR-050. Três alunos da Escola Estadual Artur Bernardes, do distrito de Amanhece, realizarão o acendimento da Tocha Olímpica, apadrinhados pelo coronel José Wilson Pereira, que foi condutor na cidade de Brasília.

O percurso terá início na avenida e a Tocha Olímpica seguirá pela rua Padre Anchieta, travessa Fernão Dias, praça Getúlio Vargas, rua Marciano Santos, rua Rui Barbosa, praça Manoel Bonito, rua Brasil Accioly, rua Coronel José Ferreira Alves e praça da Constituição, onde ocorrerá o encerramento. A expectativa é que o trajeto de 3 km seja realizado em 45 minutos e cada condutor deverá carregar o símbolo por 200 metros.

Condutores

A Tocha Olímpica será conduzida por 12 mil condutores, em 327 cidades das cinco regiões do país. Em Araguari, o revezamento conta com a participação de 15 pessoas que foram selecionadas pelos patrocinadores, pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e por indicação da prefeitura.

O araguarino Renato Peters, jornalista da TV Globo, foi escolhido como um dos condutores da Tocha Olímpica no município. O repórter trabalha com a área esportiva há mais de 15 anos e está realizando a cobertura do evento no comboio da Tocha Olímpica. O profissional está acompanhando o símbolo desde sua chegada em Brasília e seguirá o percurso por todo o país, durante os 95 dias. “Estar no comboio e cobrir a passagem em todas as cidades, vivenciando as olimpíadas e trabalhando nos jogos olímpicos desde o início, é muito emocionante”.

Segundo o repórter, os municípios estão bastante engajados com a passagem da Tocha Olímpica. “Estou acompanhando o percurso desde o dia 3 e é uma alegria imensa poder observar o engajamento da população em todas as cidades. São muitas pessoas nas ruas, fazendo as mais diversas homenagens. Somos a única equipe fazendo esse percurso desde o início e irá até o final”.

O profissional ressalta a importância de o município receber a Tocha Olímpica. “É muito importante que Araguari receba a passagem do símbolo, pois a cidade ficará marcada. É um evento que dificilmente acontecerá de novo no Brasil, então, é uma emoção poder presenciar esse momento e contá-lo para as próximas gerações. A Tocha Olímpica traz um grande simbolismo, não só pela competição em si, mas por representar o amor entre os povos, como símbolo das Olimpíadas”.

Durante a manhã dessa sexta-feira, 6, o repórter esteve acompanhando a passagem da Tocha Olímpica na cidade de Aparecida de Goiânia. “A alegria das pessoas nas ruas é enorme”. Renato Peters foi convidado a participar do revezamento como um dos condutores da Tocha Olímpica em Araguari. “Eu não sei se vou conseguir conter a emoção. Muitas pessoas são convidadas a conduzir o símbolo em outras cidades, mas a minha cidade me convidou. Poder correr em sua própria cidade é uma honra”.

Também participarão do revezamento outros 14 araguarinos envolvidos com a história do município e do esporte, como a advogada Eurides Guimarães Henriques (Lidia), 63 anos, que pratica natação e corrida e foi vencedora de diversas competições regionais, brasileiras, sul-americanas e até mesmo no Chile. O advogado Lauro Wilson Henriques, 72 anos, esposo de Eurides, também participará do revezamento.

A estudante do curso de Educação Física, Lorena Oliveira, 30 anos, que trabalha na secretaria de Esportes e é preparadora física da equipe de Futsal feminino também conduzirá a Tocha Olímpica. Lorena joga futebol pelo Araguari Tênis Clube (ATC) e seu time foi campeão da Copa Futel de Futsal Feminino. O araguarino Bruno Aguillar, 28 anos, também foi selecionado para conduzir a Tocha Olímpica, porém, no revezamento da cidade de Uberlândia.

Atrações

A Tocha Olímpica será recebida no Palácio dos Ferroviários, por toda a população, gestores e convidados. Durante a recepção, a equipe do Conservatório Estadual e Centro Interescolar de Artes ‘Raul Belém’ (CEMARB) executará o Hino Nacional. Em seguida, ocorrerá o pronunciamento do prefeito Raul Belém (PP) e o pronunciamento oficial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Enivaldo Silva afirma que o evento contará também com performances musicais de Adriana Francisco, Beth Princepaul e da banda do 17º Batalhão de Polícia Militar de Uberlândia, além de uma apresentação do Grupo Teatral “Pernas de Pau”. “São eventos paralelos que ocorrerão durante e após a passagem da Tocha Olímpica”.

Homenagens

Após o evento de recepção da Tocha Olímpica, a prefeitura realizará uma série de homenagens a 295 personalidades do esporte, através de uma comenda, aprovada pela Câmara Municipal. “São pessoas que contribuíram com o esporte no município ao longo dos anos”, ressalta o coordenador.

Estacionamentos

O trecho onde ocorrerá o revezamento foi isolado durante a madrugada de sexta-feira, sendo proibido o estacionamento de veículos até às 16h. Os motoristas que estacionarem nos locais interditados poderão ser multados. De acordo com o coordenador, essa é uma norma do comitê para todas as cidades que participarão do revezamento. “A população poderá ocupar as áreas de estacionamento e circular normalmente. O comércio também funcionará, estando proibido apenas o estacionamento de veículos”.

Confira a lista de homenageados:

Cristiane Maria de Freitas
Gina Debs de Avila Daher
Gustavo Maciel Mendes
Márcio Dorazio
Marcelo Escobar
Roberto Aparecido  da Silva
Silval Luis de Sousa
Luciano Ogando
Braulino Martins dos Santos
Vanessa Pereira
Gilmar Cabral de Almeida
Sandoval Franco Ferreira
Gildo Vieira da Cunha Filho
Leandro Pereira Ribeiro
Thiago Moraes Cruvinel
Agenor Fantini Borges
Cacildo Costa Cardoso
José Humberto Ferreira
Claudinei Lima de Oliveira
Leonardo da Cunha Melo
Edvaldo Antonio da Silva
Hilário May Filho
Murilo Machado Ferreira
Gerson Rosário de Deus
Danilo Jair Gomes de Jesus
Horacio de Moraes Nascimento
Lucivaine de Paiva
Beatriz Batista
Maria Luiza Maia Silvestrin
Andrea Cardoso Machado
Aparecida Damião
Rosangela Aparecida Chaves Couto
Daiane Pelegrine
Fernanda Gomes Rosa Barbosa
Rita de Cassia Machado
Vainelucia de Paiva Ferreira
Valdirene Florencio
Silvio França
Leonardo Brasil
Carlos Romero Euripedes
Osvaldo de Jesus da Silva
Joel Rodrigues Junior
Fernanda Miguel
Ederson Campos França
Cezar Silva
Aguinaldo Daniel da Silva “Zulu”
Leonardo Ferreira da Silva
Daniel Bernardes Coelho
Edimilson Tonácio
Luis Vieira Guimaraes
Wesley Godoy
Antonio Carlos dos Santos
Anderson Lemos
Eduardo Henrique
Humberto Faria
Frederico Marcio
William Cruz
Hermano Lemos
Thiago Carrijo
Thiago Cordeiro
Iolanda Lemos
Isabel Celio
Guilherme Celio
Gustavo Cunha
Jaime Augusto dos Santos
Vander Mendes
Edilson Virga
Clayton Dias
Arthur Sá de Sousa
Rannor Godoy
Alexandre Cascão
Carlos de Lima Barbosa
Henrique Nader
Marcos Nader
Adilson Candido
Carlos Cesar Luciano
Flavio Gomide
André Franco Ferreira
Marcelo Angelo Mendes
Robson Ancelmo Lopes
Guilherme Vieira Botelho
Alberto Parreira
Sergio Dias Paranhos
Alcestes Paranhos
Ademir Junior
Alfredo Dias
Danilo Theodoro dos Santos
Edson da Silva
Fabiano de Oliveira Borges
Fabricio da Silva
Felipe Rodrigues Braz
Humberto Amorim
João Neto Bittar
Lucas Almeida
Olderlei Silva
Paulo Henrique Vieira de Moura
Pedro Fonseca
Rafael Lucas Vieira Resende
Luiz de Freitas Peixoto “in memorian”
Ghyslana Helena Nunes Bunarelle

Maria Cristina Bernardes Coelho
Neuza Maria Peixoto
Lucia Ines Costa
Alessandra Beatriz Carrijo Campos
Dayane Salinas Nagib Guimarães
Vanessa Barbieri
Denia Mayse Borges
Sandra Lucia Vieira
Maria Lucia Mameri
Renata Cunha Chages
Fabiana Fragas
Grace Kelly Ferraz
Isabel Bertonolo
Humberto Soares Cardoso
Lucas Gonçalves Nascimento
João Antonio da Silva
Fabiano Henrique Trevisan
Luciano Ferreira da Silva
Julio Cezar Gonzaga
Cairo de Melo Souza
Maria Sopranzette
Jennifer Stefanni Silva Dias
Carlos Eduardo Roberto
Flavio Eduardo
José Luiz de Araujo
Antonio Felix
Jorge Mota
Jair Cadima
Agamenon Inácio
Sebastião Marques
Walterson Borges
Wanderlei Borges
João Bueno Sobrinho  “In Memorian”
Ronaldo Valentin
Agnaldo Severino da Silva
Ricardo de Melo Rodrigues
José Rodrigues
Wilsom Carlos Oliveira
Jaime Ferreira Neves “In Memorian”
Ricardo Candido da Silva
Rodrigo Lemes Pereira
Tércio Pereira da Silva
Décio Antonio Kozievtch
Luiz Roberto Manicaca
Ronaldo Bernardes de Jusus
Adevair Luciano de Oliveira
Antonio Filho de Oliveira
Jorge Eduardo Costa Isidro
Haeter Moreira da Silva
Agileu Bispo Trindade
Roberto Laurentes
Jenilson Palão
Gilberto de Moraes
Sebastião da Silva Filho
Floriano Ferreira de Carvalho
Jusmane de Deus
Euripedes Alves
Tubertino Maartins
José Romildo
Marcos Vinicius
Fernando Antonio Ferreira
Elvis Boeges de Carvalho
Gilson Julio Pereira
André Julio Pereira
Fabiano Trevisan
João Almeida
Valcir Barsanulfo
Fernando Ramos
Victor Ferreira
Ademir Rones
Vitor Alves Rosa
Elivaldo Vinicius Martins Santos Oliveira
Renato Ferreira Diniz
Eduardo Tadeu de Paula
Ronaldo Cabral Chagas
Ana Paula Rocha
Ana Paula Gonçalves
Luciane Aparecida Reis
Selma Maria
Inarah Florencio
Idelisia Lorena Ferreira Viana
Ademildes Silveira
Patricia Pereira da Silva
Rosalina Maria Chagas
Roselena Cabral Almeida
João Batista Pereira
Kenner Lucas do Prado Barbosa
Cristiano de Moraes
Jonas Januario de Araujo
Leandro Moreira
Julio Cesar Samuel
Jessivane Carolina
Julio Cesar Samuel Junior
Julio Maria de Macedo
Lilian Ferreira Cunha
Thiago Canuto
Marcelo Tadeu Cunha
Taciana Rady
Luiz Fernando de Araujo  “In Memorian”
Gislane Ferreira de Melo
Eduardo Candido Ribeiro  “In Memoriam”
Mateus Eduardo Resende Marques
Barbara Monteiro de Araújo e Silva
Aguimar Pacheco
Ouclesia Moura dos Santos
Sonia Regina Faria Muniz
Luiz Nereu
Sebastião Selmer
Patrícia Quireza Murada
Danilo Portes
Carlos Scarpini da Silva
Jessica Freitas da Silva
Elias Sun’s Ray Garcia da Mota
Rafael Marques Portes
Thalles Henrique Fernandes
Johnny Elker Otone Silva
Marco Túlio Barbosa Silva Santos
Gustavo Marques  Portes
Ricardo Tadeu de Paula
Andre Luiz de Paula
Ricardo Pinto de Resende
Andressa Meira de Paula
Marcio Flavio de lima
Ricardo Filho Cury
Leandro Paranhos Lopes
Juliana Soares Barros
Katia Namura Sakata
Manoel de Jesus Junior
Carlos Alves
Thiago Veloso Silva
Carlos de Paula
Vladimir Souza Cardoso
Manoel Gonsaga de Oliveira
Manoel de Paula “In Memoriam”
Zalfa Nader Peixoto
Darci de Deus Leandro
Heloisa Helena Rodrigues Marques
Ormezinda da Silva Rodrigues
Nadir Ramos Resende
Marizete Nader
Haidê Dália Dias
Amon Moreira Filho
Luciana Rady
Ademir Sousa dos Anjos
Fabio Vicente Oliveira
Francisco Silva Neto
Fabiane Fragoas
Neria Nery
Andrea Alessi
Bruna Maria Bonolo
Fabiana Barbosa Merola Paranhos
Lana Carla Peixoto
Teruamamday
Renner Lucas do Prado Barbosa
Jessiane Carolina
Janine Stephanny Carneiro
André Luiz de Paula Filho
Evaldo Gomes Cardoso
Alicio Pena Junior
Paulo Cesar Soncini
Marcelo Aguilar e Silva
Osiris José Vieira
Helia Bernardes Coelho
Gilmar Caixeta
Euclides Luciano “BIM”
Joaquim Jose de Sousa
Luis Silva
Glaidson de Deus
Walter Henrique Andrade
Mauricio Ramos
Aldo Negretti
João Batista Guimarães de Oliveira
Alexander Alves
Cairo Sebastião Firmino
Luciano Tadeu
Manoel Borges Sobrinho Mendonça
Eder Avila
Cristian Wilker Rosa
João Barbosa Junior
Sebastião Elenicio
Maicon Resende
José  Euripedes Ferreira
Sebastião Domingos Rodrigues “Veludo”

 

 

 

4 Comentários

  1. Manoel de Carvalho Resende disse:

    Gostaria de saber qual foi o custo total; o gasto que a prefeitura teve de arcar com este evento.
    ISTO É SE PUDER SER DIVULGADO NATURALMENTE.

    Obrigado ass; Manoel de Carvalho

  2. Mariana Silva disse:

    Engraçado,não conheço nada de relevante que estas pessoas fizeram na cidade… sei,eles ajudam a gastar dinheiro público,dos nossos suado impostos! Aliás,quanto foi mesmo que gastaram nesta palhaçada,em meio a crise enorme em todos os meios? Inclusive,na saúde,só faz exames no início do mês,e quando temos sorte de conseguir antes que acabem as guias…ridículo isto!

  3. Talita Gonçalves disse:

    Oi Mariana, muitas dessas pessoas fizeram a diferença não só na cidade, mas como representantes de Araguari nos lugares por onde passaram.

  4. Antônio Lourenço da Silva Filho disse:

    Bela atitude da Prefeitura… homenagem justíssima e merecida. Parabéns.

Deixe seu comentário: