Prefeitura realiza evento em comemoração ao Dia do Ferroviário
sáb, 30 de abril de 2016 08:24Da Redação
Os ferroviários são símbolos da história araguarina, pois tiveram uma participação ativa na formação e no crescimento da cidade, influenciando ainda no desenvolvimento do Brasil. Desta maneira, a prefeitura irá promover atividades em comemoração ao Dia do Ferroviário, celebrado no próximo sábado, 30 de abril.

Funcionários da Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, na década
de 50 do século passado.
Nesta data, a Associação Ferroviária Araguarina – AFA abrirá as portas do Clube AFA, para uma confraternização entre associados e convidados. Segundo a diretoria da Associação, o evento acontece a partir das 10h. A confraternização visa possibilitar o reencontro destes profissionais que trabalharam juntos no passado, permitindo momentos que fortalecerão ainda mais a história da ferrovia em Araguari, além de movimentar o Clube criado para os trabalhadores e famílias associadas.
A abertura oficial do evento acontece às 11h, quando o prefeito Raul Belém (PP), juntamente com a presidente da Faec, Carmen Valente Alvim, farão homenagens às famílias de Luiz Carlos Gomes de Souza, conhecido como Luiz Pé de Ferro, que esteve à frente do Sindicato dos Ferroviários e também à Dejair Inácio da Cunha que atuou como presidente da Associação dos Ferroviários de Araguari.
“É uma oportunidade que temos para homenagear esses trabalhadores. A ferrovia faz parte da nossa história e cultura, está ligada ao desenvolvimento da cidade,” ressaltou a presidente da Faec.
Segundo a programação, acontecerão partidas de futebol entre os profissionais ativos e aposentados, além de um show com a banda araguarina B766. A organização prepara ainda uma área de entretenimento para crianças e um espaço gourmet. A iniciativa conta também com o apoio da Central Única das Favelas – CUFA Araguari, que promoverá apresentações culturais, dança e outras intervenções artísticas.
Dia do Ferroviário
Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, fazendo com que a data se transformasse em o Dia do Ferroviário, profissional que trabalha nas estradas de ferro. Apesar de atualmente não se dar o valor merecido ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na história, principalmente quando se remete as locomotivas, tanto no transporte de passageiros quando de cargas na construção do País.
A Ferrovia em Araguari
Em 1896, Araguari recebeu os primeiros trilhos da Estrada de Ferro Mogiana e através das ferrovias, iniciando a possibilidade de intercâmbio comercial, social e político do interior com os principais centros. Em 1906, começou a instalação da Estrada de Ferro Goiás, que seria a principal ligação direta entre os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Com a função de espinha dorsal do escoamento de produção e transporte de passageiros na região, estimulou o desenvolvimento da cidade nos aspectos econômicos, sociais e educacionais.
O prédio da Estação Goiás, atualmente Palácio dos Ferroviários, onde funciona a prefeitura, foi inaugurado em 1928. Naquela época, enquanto a maioria dos cargos importantes das empresas era ocupado exclusivamente por homens, na Estrada de Ferro Goiás – EFG, as mulheres assumiam os cargos de chefia. Fundado em 2005, o Museu dos Ferroviários preserva estas e outras histórias. O local é responsável por reacender o interesse dos araguarinos pela sua cultura e dedicar um espaço aos trabalhadores que ajudaram a criar a Araguari que conhecemos hoje.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Apagão de caminhoneiros em Minas seg, 27 de julho de 2026
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...
O ano deve ter sido o de 1959, auge do setor ferroviário em todo o Brasil. A foto mostra os funcionários, do mais ao menos graduado, da estação de Araguari da extinta Companhia Mogyana de Estradas de Ferro.
Publicada em abril de 2014, ela retrata os colegas e amigos do meu pai Joaquim Ribeiro de Faria (dos agachados, o segundo da direita para a esquerda, de paletó branco).
Aos ferroviários e familiares, a minha homenagem no transcurso do dia a eles dedicado.
Link da postagem original da foto: http://www.portaldearaguari.com.br/2014/04/prefeitura-de-araguari-realiza-evento.html