Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vacinas contra gripe H1N1 estarão disponíveis a partir do dia 30

sáb, 9 de abril de 2016 08:10

Da Redação

Rede particular de Araguari antecipa as doses de imunizantes

O início da Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe A, está previsto para o dia 30 de abril. A doença atingiu 11 estados e causou 46 mortes, sendo a maioria em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, o total de casos e mortes no primeiro trimestre desse ano é superior ao do ano passado, quando foram registradas 372 notificações e 55 mortes.

Vacinas contra gripe H1N1 estarão disponíveis a partir do dia 30

Vacinas contra gripe H1N1 estarão disponíveis a partir do dia 30

 

Segundo coordenadora do departamento de Epidemiologia, Lúcia Hirono, a Superintendência Regional de Uberlândia está repassando informações e orientações para o início da campanha que deve se estender até o dia 20 de maio. “A campanha não será antecipada em Minas Gerais, pois, apresenta um quadro dentro do esperado para a sazonalidade da Influenza. Contudo, estamos em alerta epidemiológico. Em Araguari não registramos nenhum óbito relacionado à Influenza, apenas foram contabilizados a ocorrência de casos de resfriado, gripe e dengue no município. Infelizmente a vacina chegará a Araguari no final deste mês e será voltada apenas para grupos prioritários,” disse.

O público-alvo desta mobilização são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) crianças entre seis meses e cinco anos de idade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, indígenas e funcionários do sistema prisional.

Pessoas que não se enquadram no grupo prioritário ou aquelas interessadas em se imunizar antes da campanha nacional podem recorrer às clínicas particulares, onde as doses da vacina estão disponíveis. Segundo apurou a reportagem, a média de preço da dose é R$ 120,00. Grupos de pessoas podem obter desconto, conforme a disponibilidade em cada clínica. Segundo os funcionários entrevistados, a procura por vacinas tem aumentado, principalmente após as notícias divulgadas pela mídia, referente ao surto de gripe no estado de São Paulo.

Conforme explicou Lúcia Hirono, as clínicas recebem dose única em seringas, podendo prestar este tipo de serviço à comunidade. A rede pública, por sua vez, recebe da secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), lotes de vacinas contendo frascos com dez doses cada. “É importante ressaltar ainda que as doses foram atualizadas, são vacinas do tipo trivalente e possuem outro vírus, o subtipo h3n2, que previne três tipos de enfermidade, que são os vírus H3n2, H1N1 e o tipo B,” completou.

Minas Gerais recebeu 1.319.600 doses da vacina contra a gripe, o que representa 25% do total que será enviado pelo Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora, as cidades que registraram mortes por Influenza terão autonomia para antecipar a campanha de vacinação pública do Ministério. Devido ao aumento dos casos, o Ministério da Saúde liberou ainda 400 mil doses que sobraram do ano passado para imunizar pessoas susceptíveis ao risco de contrair a gripe A, entretanto, esta vacina protege apenas contra o vírus H1N1. Quem tomar essa vacina terá que tomar a nova para também ficar protegido contra os dois outros tipos de vírus: o H3N2 e o influenza b.

Mortes em Minas

Influenza A (H1N1): Frutal (Triângulo Mineiro) – 2

Influenza A (sem subtipo definido): Guaxupé (Sul de Minas) – 1; Ribeirão das Neves (Grande BH) – 1; Santa Luzia (Grande BH) –1

Influenza B: Astolfo Dutra (Zona da Mata) – 1; Outros estados –1

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: