Unidades de Saúde oferecem vacina contra HPV para meninas de 9 a 13 anos
qui, 7 de abril de 2016 08:22Da Redação
Adesão à vacina em Araguari é inferior ao esperado
O Ministério da Saúde iniciou, em março desse ano, uma mobilização nacional para incentivar a vacinação contra o vírus do papiloma humano (Human Papiloma Virus – HPV), em meninas de 9 a 13 anos. Em Araguari, apesar das ações de conscientização, a adesão à vacina é inferior ao esperado.

É importante que os pais procurem as unidades de saúde portando o cartão de vacinas das jovens
O HPV é uma doença sexualmente transmissível e consiste em uma infecção que pode causar verrugas em diversas partes do corpo. Existem cem tipos da doença classificados, que podem ou não, apresentar sintomas. A vacina também é utilizada para a prevenção do câncer de colo de útero, que é provocado por um dos tipos de HPV e é a terceira maior causa de morte de mulheres no Brasil, com aproximadamente cinco mil vítimas por ano.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, a vacina faz parte do calendário vacinal das adolescentes e está disponível em todas as unidades de saúde do município. “A população é consciente da importância da vacina, uma vez que ela foi implantada no calendário, a partir dos nove anos. A adesão realmente é um pouco baixa, por isso o Ministério da Saúde está promovendo uma mobilização”.
A coordenadora solicitou a todas as escolas do município que auxiliassem a secretaria de Saúde, alertando os pais sobre a importância da vacina. “Solicitamos que as mães fossem informadas em relação à oferta da vacina nas unidades de saúde, que pode ser aplicada em meninas de 9 anos até 13 anos, 11 meses e 29 dias”.
Os interessados podem procurar as unidades de saúde, das 8 às 16h30, portando o cartão de vacinas das jovens. “Os pais foram instruídos nas escolas sobre a importância da vacina, que além de prevenir contra a doença, previne contra o câncer de colo de útero”.
Segundo a coordenadora, algumas pessoas possuem receio em relação à vacina devido a boatos sobre reações adversas graves. “Inicialmente, houve informações de adolescentes que tiveram reações, mas isso não é verdade. Cientificamente, não existe fundamento nenhum relacionado a essa questão de que a vacina pode provocar reações neurológicas”.
O governo garante a eficácia e segurança da vacina, além de ressaltar sua importância para a prevenção das doenças. As meninas que receberam a primeira dose precisam receber a segunda dose dentro do prazo de seis meses, caso contrário, o efeito da vacina pode ser comprometido. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com o departamento através dos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170.
No dia 30 de março, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária, com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”, protagonizada pela atriz Carolina Kasting e sua filha de 13 anos, que será veiculada até o dia 15 de abril. Nos últimos três anos houve o investimento de R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 milhões de doses. A meta do governo é vacinar cerca de 1,7 milhões de meninas de nove anos em todos os 5.570 municípios do país.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agronegócio mineiro cresce ter, 16 de dezembro de 2025
- Polícia Militar reforça segurança dentro do período de Natal sem ocorrências de destaque ter, 16 de dezembro de 2025
- Supercopa dos Campeões – A.A.A. Resgate ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau – JAC Veículos ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Mineiro Fut7 – Araguari Fut7 ter, 16 de dezembro de 2025
- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR REALIZA A 14ª EDIÇÃO DO “NATAL DO AMOR” EM ARAGUARI ter, 16 de dezembro de 2025
- Araguari recebe no próximo fim de semana encenação do Caso dos Irmãos Naves ter, 16 de dezembro de 2025
- RADAR -16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- Copinha Sub-17 de Futsal LAFS – Olé F.A ter, 16 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
