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Superlotação em transporte universitário causa revolta em estudantes

qua, 9 de março de 2016 08:07

Da Redação

Nesta segunda-feira, 7, os estudantes da Unitri (Centro Universitário do Triângulo) viveram uma verdadeira aventura no transporte universitário cujo serviço é oferecido pela empresa Reis&Tur. O transtorno começou às 22h40, horário habitual de retorno dos universitários à Araguari. Por alguns metros, em torno de vinte alunos viajaram em pé no corredor do ônibus, enquanto outros optaram por ser transportados no bagageiro devido ao número excessivo de passageiros.

Estudantes reclamam de demora e superlotação de ônibus

Estudantes reclamam de demora e superlotação de ônibus

O carro de reforço foi enviado às 23h12 próximo a faculdade, mas não conseguiu atender a demanda. O problema apenas foi solucionado às 23h35, no bairro Umuarama, quando outro veículo foi disponibilizado. Conforme presenciado pela reportagem, os alunos chegaram na praça Getúlio Vargas, ponto principal, às 0h10, com quarenta minutos de atraso.

Estudantes manifestaram sua indignação durante e depois do trajeto. O caso repercutiu nas redes sociais e foi veiculado em vários meios de comunicação na tarde desta terça-feira,8. Pablo Ferreira, representante do movimento estudantil criado recentemente, disse que chegou a falar com um dos responsáveis pela Expresso Araguari com o objetivo de que a empresa volte a prestar os serviços de transporte assim como ocorreu em 2015.

“Relatamos vários problemas relacionados a Reis e Tur. Infelizmente, a empresa não tem frota suficiente para transportar os estudantes. Nós, do movimento, entendemos que o dono foi pego de surpresa, por não haver outra para assumir esta responsabilidade. Mas estamos correndo atrás de mudanças. A Expresso sinalizou que há possibilidades de retorno no segundo semestre”, adiantou.

O contrato assinado pelos alunos em fevereiro é referente a prestação de serviço durante três meses. O valor de cada parcela é de R$ 265. Este custo também está entre os questionamentos dos estudantes.

“Não é a primeira vez que ocorre problema com esta empresa. No início do semestre houve diversos atrasos. Há menos de quinze dias, o roteiro de retorno foi modificado. Vários motoristas utilizaram trecho da BR-365 e chegamos trinta minutos atrasados. Pagamos um valor considerável para não termos segurança nenhuma”, ressaltou um dos universitários.

A reportagem ligou várias vezes para o telefone da Reis &Tur na tarde desta terça-feira, mas até o fechamento da matéria não foi possível obter respostas por parte do responsável, Weder Reis e França.

Mudanças

Segundo informações do representante do movimento estudantil, a diretoria da Auti (Associação dos Universitários de Araguari) deve ser modificada nos próximos meses. “Estivemos em reunião com representantes da associação. Pedimos apoio em relação a estes transtornos com a empresa e recebemos a notícia de que haverá mudanças. A minha esperança é de que os novos líderes sejam mais atuantes e que os estudantes realmente corram atrás de seus direitos”, afirmou Pablo.

5 Comentários

  1. Luiz Cláudio da Costa disse:

    Que absurdo um fato desses isto é um descaso muito grande com quem já tem que deslocar de uma cidade para outra deixo aqui minha nota de indignação.

  2. junior disse:

    essa é a pátria educadora! por favor, não esqueçam que este ano temos eleições municipais, vamos escolher certo, porque até o momento os estudantes são invisíveis perante as autoridades públicas.

  3. Samantha disse:

    Na boa, não e a primeira empresa que carrega os alunos em pé até ao bairro umuarama não, na São Bento por exemplo, ja teve vez de pessoas irem em pé de Uberlandia até Araguari e na expresso também, desde quando comecei a utilizar o transporte sempre teve isso e nunca reclamaram tanto quanto estão reclamando com essa nova empresa. A minha única insatisfação com ela é o preço que acho super alto por fretar estudantes a uma distância muito pequena, de resto ta como sempre foi, atrasos, ônibus quebrados, alunos em pé, goteira dentro de onibus, entre outros.

  4. Cezar disse:

    E as autoridades estão dormindo?

    E o Lula não sabe de nada…

  5. Carolina Silva Ikeda disse:

    A Expresso Araguari informa que desconhece a informação mencionada na matéria e esclarece que toda negociação comercial é feita na matriz da empresa em Uberlândia e que neste sentido nenhum contato foi realizado com a Expresso Araguari para tratar do assunto citado na matéria.

    A empresa reforça que no momento não há possibilidade de retomar o contrato, pois não possui frota disponível.

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