Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros de Araguari socorrem bebês que se engasgaram

sex, 4 de março de 2016 08:00

Da Redação

Dois chamados através do 193 levaram o Corpo de Bombeiros de Araguari a ajudar duas mães com filhos que se engasgaram enquanto eram amamentados. Os dois atendimentos aconteceram na tarde de terça-feira, 1º e os bebês, um do sexo masculino e um do sexo feminino, passam bem.

Engasgamentos são comuns enquanto as mães alimentam os filhos com leite materno ou mamadeira (CRÉDITO REPRODUÇÃO/INTERNET)

Engasgamentos são comuns enquanto as mães alimentam os filhos com leite materno ou mamadeira (CRÉDITO REPRODUÇÃO/INTERNET)

 

Um dos chamados veio da avenida Paraná, bairro Goiás parte Alta. Segundo relatos dos bombeiros, a mãe relatou que a criança era amamentada durante o engasgo. Enquanto era orientada pelo telefone, a guarnição se deslocou rapidamente até o local.  Ao chegar, os militares limparam restos de leite que estavam na boca do bebê.

O segundo caso foi registrado na rua Tocantins, bairro Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mãe estava desesperada e recebeu as mesmas orientações. “Geralmente nesses casos, falamos para que o responsável não desligue o telefone e se estiver com mais alguém na casa, pedimos para que uma pessoa fique em linha para receber as instruções enquanto a outra tenta desengasgar o bebê,” explicou o subtenente Lucenildo Batista.

Os dois atendimentos foram bem sucedidos. As mães e os filhos foram levados ao Pronto Socorro Municipal e atendidos pelos médicos de plantão.

ORIENTAÇÕES

Os casos mais comuns de engasgamento em crianças de até um ano acontecem enquanto as mães alimentam os filhos com leite materno ou mamadeira. Algumas atitudes simples podem ser decisivas para salvar a vida dos bebês, assim como acionar imediatamente o atendimento pelo 193.

O Corpo de Bombeiros recomenda que a criança seja deitada de barriga para baixo sobre a palma da mão do adulto. Em seguida, ele deve dar cinco tapas leves nas costas dela, com o objetivo de fazer com que vomite o líquido ou alimento que esteja causando a obstrução respiratória. Depois disso, é importante virar a criança e observar se há secreção na boca. Se for necessário, repita o procedimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: