Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

sáb, 13 de fevereiro de 2016 08:24

por Talita Gonçalves

As Forças Armadas Brasileiras entram na guerra contra o mosquito causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Neste sábado, 13, data em que o governo federal estipulou como Dia D de combate em todo país, 500 militares do 2º Batalhão Ferroviário saem às ruas de Araguari para conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e a importância da prevenção.

Coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, durante capacitação para militares realizada no Batalhão

Coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, durante capacitação para militares realizada no Batalhão

 

Durante as visitas, os militares irão distribuir mais de 40 mil panfletos e conversar com os moradores para enfatizar a importância das práticas de prevenção mantendo a limpeza dos quintais e farão um relatório dos principais criadouros encontrados e dos imóveis, se estavam fechados e também se podem ser classificados como residenciais ou comerciais. Esses dados serão importantes para a próxima etapa de ação.

Segundo o major Marcos Vinícius Costa Machado, chefe da Seção de Operações do Batalhão Mauá, o trabalho será realizado durante a manhã e a tarde com objetivo de garantir a cobertura de domicílios tanto na cidade quanto nos distritos de Amanhece e Piracaíba. “Dividimos Araguari em 15 áreas,” disse.

A participação do Exército no combate à dengue foi fracionada em quatro etapas, apoiadas pela secretaria de Saúde. A primeira consistiu em conscientizar o público interno para garantir a manutenção e limpeza das áreas do Batalhão e pertencentes a ele.

A segunda etapa são as visitas domiciliares que acontecem hoje. A terceira, de 15 a 18 de fevereiro, será de apoio aos agentes da secretaria em ações de combate. O Batalhão irá disponibilizar 23 homens, além de apoio utilizando caminhões e uma pá carregadeira. O efetivo será divido em dois grupos, um deles fará a eliminação dos focos e outro atuará na retirada de entulho de terrenos.

Para isso, a equipe de Educação e Saúde do Controle de Zoonoses ministrou uma capacitação para os militares que irão atuar na terceira etapa, na tarde de quinta-feira, 11, com foco em manejo ambiental e conscientização.

A última etapa será a realização de palestras em escolas, dando prioridade àquelas localizadas em áreas com mais incidência do mosquito, que envolvem a região do bairro Independência e Jóquei Clube.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: