Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Unidos do Paraíso vence Carnaval, mas Arrastão do Miranda contesta resultado

qui, 11 de fevereiro de 2016 08:29

por Talita Gonçalves

A decisão que definiu a escola vencedora do desfile do Carnaval Araguari 2016 foi marcada por polêmica: o veredito dos jurados garantiu a vitória da Unidos do Paraíso, que retornou após um hiato de cinco anos. No entanto, a Arrastão do Miranda contestou o resultado e entrou com um recurso. Agora, a escola terá 10 dias para apresentar suas alegações. A apuração dos votos foi realizada na tarde desta terça-feira, 9, na Casa da Cultura Abdala Mameri.

A Unidos do Paraiso obteve 183,0 de pontuação. Logo em seguida, Arrastão do Miranda, 179,6 pontos e Afochés da Nova República ficou em terceiro com 144,8 pontos. Ao todo, 102 integrantes representaram a Unidos do Paraíso na passarela do samba.

Unidos do Paraíso vence Carnaval, mas Arrastão do Miranda contesta resultado

Unidos do Paraíso vence Carnaval, mas Arrastão do Miranda contesta resultado

 

Unidos do Sewa, que se apresentou como bloco no ano passado e em 2016 como escola em avaliação, foi aprovada e fará parte do Carnaval juntamente com as titulares no próximo ano. Dessa forma, Unidos do Sewa e Unidos do Paraíso, que retornou neste ano, não receberam subvenção da prefeitura.

A presidente da escola campeã, Gabriela Gomes Rosa, afirmou que os integrantes organizaram eventos e fizeram uma rifa para conseguir o dinheiro, além de receberem patrocínio de empresas do bairro.

Sobre a vitória, ela afirmou que o retorno é suficiente e preferiu não se manifestar quanto às alegações da Arrastão do Miranda. “Nos consideramos campeões pelo simples fato de termos retornado. Não é o troféu, nem a medalha e nem ter vencido que nos dá essa sensação,” afirmou.

Os títulos de “Rainha do batuque” e “Melhor Destaque” ficaram com a Paraiso. Arrastão do Miranda garantiu a vitória nas categorias “Cidadão do samba” e “Passista individual masculino”. Ambas empataram na categoria “Passista individual feminino”. Os Blocos “Melhor Idade: porque velha é a sua avó” e “Maculelê” receberam troféus de participação.

Diante do impasse, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) não realizou a entrega dos troféus, que deve acontecer somente após o período de 10 dias ou após a avaliação da defesa. A presidente da Fundação, Carmen Alvim negou qualquer fraude na votação do Carnaval.

POLÊMICA

O carnavelesco da Arrastão do Miranda, Fernando Antônio Ferreira, apontou diversos problemas envolvendo a organização do Carnaval. Dentre os principais, ele destacou o envolvimento direto entre funcionários da Faec e pessoas ligadas à Fundação com a escola Unidos do Paraíso, a mudança repentina de jurados e notas abaixo do normal, sem qualquer explicação.

A escola entrou na passarela com 169 integrantes. “Teve um quesito que a escola campeã tirou 10, a terceira colocada tirou 9 e nós ganhamos 5. Em 16 anos de história nossa escola nunca recebeu uma nota tão baixa. Não tinha nada que justificasse. Quem viu o desfile sabe,” ressaltou.

Em 2006, uma situação semelhante envolveu as duas agremiações. Após a vitória da Arrastão do Miranda, a Unidos do Paraíso também contestou o resultado. “Não vamos aceitar isso. Como não podemos fazer outro desfile, aquele troféu sai de lá somente se as duas escolas forem consideradas campeãs,” concluiu.

1 Comentário

  1. biro-biro disse:

    TROFEU SÃO MUITOS NO PASSADO,IGUAL AIRTON SENA DIA DE CORRIDA DE FORMULA 1 SEMPRE CHEGAVA EM PRIMEIRO,AGORA A VERDADEIRA VITORIA FOI VOLTAR E PARTICIPAR SEM SUBVENÇÃO DA PREFEITURA E SIM COM FORÇAS PROPRIAS DE QUEM AMA ESSA COMUNIDADE,OBRIGADO A TODOS QUE NOS APOIARAM. A CAMPEÃ VOLTOU!

Deixe seu comentário: