Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Praça da Matriz pode ser inaugurada ainda em janeiro, após 14 meses do início das obras

qui, 14 de janeiro de 2016 08:10

Da Redação

A ordem de serviço para a revitalização da praça Padre Nilo Tabuquini foi expedida no dia 24 de novembro de 2014 por meio de emenda parlamentar específica para reformas e recuperação de praças no valor aproximado de 85 mil reais.

Praça foi anexada a igreja da Matriz

Praça foi anexada a igreja da Matriz

 

No entanto, a obra foi paralisada por diversas vezes, devido a problemas como repasse do recurso e períodos chuvosos, o que comprometeu a entrega, prevista para ocorrer em quatro meses. Passado mais de um ano do início dos serviços, os trabalhos estão em fase final e a praça pode ser inaugurada ainda em janeiro.

Segundo informações do secretário de Administração, Braulino Borges, o projeto original arquitetado há mais de 150 anos foi colocado em prática. “Falta apenas a parte de arborização, colocação de bancos, lixeiras e do busto do padre Nilo Tabuquini”, ressaltou.

Conforme acompanhado pela reportagem, a Braga Construtora, responsável pela execução das obras, havia paralisado as atividades em meados do ano passado, o que, na época, poderia gerar rescisão de contrato. No entanto, a decisão poderia atrasar ainda mais a entrega do benefício e a prefeitura manteve as tratativas com a empresa, que retomou os trabalhos em dezembro de 2015. Em relação aos gastos, Braulino informa que para ser consolidada, a obra necessitou de contrapartida da prefeitura. “No total, foram gastos 112 mil reais, devido a acréscimo de 27 mil viabilizado pela prefeitura”, contou.

De acordo com dados históricos, a capela da igreja Matriz passou por quatro grandes construções/reconstruções em 1900, 1920, 1940 e 1960. As intervenções foram necessárias para acompanhar as mudanças provocadas pela modernidade, mudanças estas que podem ser observadas pelas fotografias do Largo da Matriz, ao longo das décadas. A revitalização tem o objetivo principal de resgatar a praça da Matriz, assim como era no passado, isto é, além de viabilização de paisagismo, ela novamente é anexada à igreja.

Breve histórico (Fonte: Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto)

Monsenhor Nilo Tabuquini, como era conhecido, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1921, filho de Francisco Tabuquini e Marcelina Marques. Ingressando na carreira eclesiástica, Padre Nilo foi designado para Araguari, em 1954, à Paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, como coajuntor do vigário Padre Antônio Resende, e tempos depois o substituiu. Mansamente Padre Nilo Tabuquini com sua visão humanitária do papel da igreja, conquistou amigos, admiradores e fieis com suas preces eloquentes; caridoso, para ele seu bem era o bem do próximo.

Seu trabalho em Araguari foi tão imenso que, com a criação da Diocese de Uberlândia, Nilo foi indicado Cônego. As paróquias de Araguari e cidades vizinhas estiveram presentes às solenidades elevando suas orações pedindo à Deus pela felicidade e que conservem aquele religioso sempre junto da população.

No dia 14 de fevereiro de 1979, Padre Nilo Tabuquini faleceu e sua passagem em Araguari deixou uma imensa saudade à comunidade que se mobilizou levantando uma campanha para mudança de nome da praça Papa Pio Xll (homenagem feita pelo próprio Padre Nilo ao Papa em 1958) para praça Nilo Tabuquini. Por intermédio do então vereador Andarai Garcia de Oliveira, a homenagem foi concretizada.

1 Comentário

  1. Igor Bruno disse:

    Essa praça já era feia, agora ficou com a cara dos quatro anos de desgoverno do Rei Raul.

    Parece não ter um planejamento… um layout horrível.

    Ele deve ter acordado as 3 da tarde e ordenado aos seus súditos: “vão la na porta daquela igreja e jogas umas ~pedrinhas portuguesas~ sem desenho sem nada… só joga e plantas umas gramas. Vamos demorar para entregar. Tem que deixar tudo para 2016”.

    Que o Bom Jesus (da cana verde) tenha horror dessa praça e faça com que esse dorminhoco saia pelos fundos da prefeitura.

Deixe seu comentário: