Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Projeto de escola municipal contempla gêneros jornalísticos

sáb, 12 de dezembro de 2015 08:26

Da Redação

Alunos do ensino fundamental vivenciaram o trabalho diário de um repórter

No mês de março, a professora Ilma Aparecida Vieira, do CEM Ondina Moutinho Vieira, começou a trabalhar com seus alunos do 5º ano, o projeto ‘Reescrevendo Notícias’. O seu principal objetivo foi promover atividades interdisciplinares, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação.

Pelo excelente empenho da classe, todos os alunos foram agraciados com medalhas

Pelo excelente empenho da classe, todos os alunos foram agraciados com medalhas

 

Todo o trabalho foi colocado em prática por meio de textos jornalísticos elaborados pelos próprios estudantes. “O meu intuito foi proporcionar uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa, em que o aluno busca informações do dia a dia e reescreve com suas palavras o fato ocorrido”, explicou Ilma.

Durante o cronograma de ações, os estudantes tiveram oportunidades de entrevistar universitários, profissionais de várias áreas, amigos e familiares. O aluno Lucas Gabriel Messias Nunes optou por entrevistar sua avó, dona Maria Helena ao se sensibilizar com sua história. “Minha avó teve câncer seis anos atrás. Sofreu muito com a doença. Agora ela está bem. Durante a entrevista, ela me contou muitos detalhes deste tempo em que precisou ficar no hospital. Anotei estas informações e montei minha reportagem”, revelou com timidez.

A culminância do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, com a participação da repórter do Jornal Gazeta do Triângulo Mel Soares. Durante sua presença na escola, os alunos puderam tirar dúvidas a respeito dos desafios da profissão e apresentar a ela suas notícias, entrevistas e reportagens.

Depois do bate-papo entre a turma e a jornalista, a aluna Júlia Vitória Ferreira Silva, disse que sabe qual é a sua vocação. “Gostei muito de participar deste projeto. Pretendo me formar em Jornalismo e me tornar editora-chefe”, afirmou com entusiasmo.

Para a professora, os excelentes resultados de seu trabalho são oriundos do empenho de cada um dos seus quinze alunos. “Alguns tem dificuldades de aprendizagem. Mas, consegui chamar a atenção deles ao desenvolver este projeto, despertando o interesse para questões reflexivas ligadas às notícias diárias”, comentou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: