Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mutirão combate focos do mosquito da dengue na região do bairro Brasília

ter, 8 de dezembro de 2015 08:10

por Talita Gonçalves

O combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus continua e no último fim de semana, 5, foi a vez dos bairros Brasília, Maria Eugênia, Madri e Monte Moriá receberem o mutirão de limpeza promovido pela secretaria de Saúde através do departamento de Zoonoses.

Agentes de endemias recolheram grande quantidade de lixo das residências durante o mutirão

Agentes de endemias recolheram grande quantidade de lixo das residências durante o mutirão

 

Quatro caminhões cheios de material foram retirados de residências, a maior parte com materiais recicláveis que foram levados para a ASCAMARA, como carrinhos de mão, fogões, geladeiras e tanquinhos velhos, além de 120 pneus.

No entanto, apesar das ações – a anterior aconteceu na região do bairro São Sebastião – a quantidade de lixo encontrado nos quintas preocupa.  “Mesmo informando a população sobre os riscos de se manter criadouros nos quintais, ainda é fato que parte dela não se conscientizou. Continua um sério problema. Só o agente de endemias não dá conta,” ressalta o coordenador do departamento, Wellington Colenghi.

Não poderia ser diferente. Os cuidados são os mesmos e todos sabem o que fazer. Mesmo assim, o problema continua. Além do pneu, lata de tinta velhas também são criadouros comuns, conta o coordenador. “É fatal. Sempre achamos água parada com larva em latas de tinta. As pessoas precisam colocar em um lugar fechado ou jogar no lixo,” orienta.

Em ações como esta, agentes encontram focos de dengue a todo momento. “Nos deparamos com água acumulada e larvas do mosquito frequentemente. As coisas estão ficando sérias. Isso é manchete na televisão 24 horas por dia e não temos condições de atender a cidade com os mutirões,” expôs.

Nesta sexta, 11, o mutirão de limpeza estará nos bairros Paraíso, Miranda e Jardim dos Ipês, a partir das 8h até o final da tarde.

“DISK COLETA” DE PNEUS

Diante da grande quantidade de pneus acumulados de forma indevida em quintais pela cidade, o departamento de Zoonoses resolveu criar uma espécie de “disk coleta”. Basta que o morador ligue no telefone (34) 3690-3101 e uma equipe irá buscar o pneu. A medida vale apenas para residências: borracharias e empresas que trabalham com esse material são responsáveis por fazer o descarte no Ecoponto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: