Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Processo seletivo para agentes da secretaria de Saúde recebe 4800 inscritos

sáb, 28 de novembro de 2015 08:31

Da Redação

As provas acontecem no dia 13 de dezembro, no IMEPAC

As inscrições para o processo seletivo de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) foram encerradas esse mês. A secretaria de Administração registrou 4800 inscritos para as 125 vagas.

Serão contratados 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde

Serão contratados 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde

 

De acordo com o secretário de Administração, Braulino Borges, dentre os 4800 inscritos, 2.734 realizaram o pagamento dentro do prazo. “Aqueles que não efetuaram o pagamento não podem mais fazê-lo. Nossa expectativa inicial era de dois mil inscritos, então, tivemos um número bastante satisfatório”.

As provas acontecem no dia 13 de dezembro, no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Para a função Agente Comunitário de Saúde serão realizadas no período da manhã, a partir das 7h e para a função Agente Combate as Endemias, a abertura dos portões será às 13h.  “Enviamos um ofício para o instituto e estamos aguardando a liberação do espaço. No dia da prova, é necessário que o candidato esteja portando o documento oficial com foto e não será permitida a utilização de aparelhos celulares e outros aparelhos eletrônicos. Também pedimos para que todos fiquem atentos ao horário de fechamento dos portões”.

Serão contratados 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde. “Os candidatos farão a prova e depois teremos o prazo para a publicação do gabarito oficial e recursos. Nossa expectativa é chamar os primeiros colocados até o mês de fevereiro”.

O processo seletivo é acompanhado pelo Ministério Público. “A promotora de Justiça, Dra. Cristina Fagundes, realizou uma reunião com a diretoria do Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo (IADHED), cobrando critério e responsabilidade da equipe técnica. Durante o dia da prova, a promotoria estará presente para dar subsídio à prefeitura e para que o processo ocorra em harmonia”.

Os Agentes Comunitários de Saúde trabalham com atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações e visitas domiciliares, individuais ou coletivas, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e supervisão da secretaria de Saúde. O trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

As atribuições dos Agentes de Combate a Endemias são o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores. As ações são realizadas em conformidade com as diretrizes do SUS e supervisão dos diretores de cada município.

Os agentes também realizam visitas domiciliares em um trabalho setorizado de 800 a 1.200 imóveis bimestralmente e são responsáveis pelo tratamento de depósitos com larvicidas ou a eliminação dos depósitos, caso não seja possível o tratamento. Essas eliminações podem ocorrer através de mutirões de limpeza. Também é função dos agentes a educação em saúde e orientação dos moradores, evitando focos de mosquitos nas residências, manuseio de bombas costais para aplicação de inseticidas e aplicação de vacinas antirrábicas em cães e gatos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: