Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – Cera de ouvido

sex, 13 de novembro de 2015 08:47

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é cera de ouvido?

A cera de ouvido é uma secreção natural encontrado nas orelhas.  Ela protege a audição contra a sujeira e bactérias, evitando qualquer tipo de infecção.  A cera é composta por epitélio (células da pele), poeira e secreção oleosas da glândulas sebáceas  no canal auditivo. Estas secreções lubrificam o canal auditivo prevenindo ressecamento. A composição de cera varia de indivíduo para indivíduo dependendo da dieta, idade e ambiente.

 2-O que preciso fazer com acúmulo de cera?

Se a cera não está causando nenhum problema, é melhor deixar como está. O ouvido se limpa sozinho. Por isso é desnecessário tentar remover a cera você mesmo. Se notar que a cera está do lado externo do ouvido, poderá limpá-la. Porém, a cera pode se acumular, particularmente quando o ouvido está muito seco ou com muito pelo.  A cera também pode acumular com o uso de cotonete, pois você vai empurrando pouco a pouco a cera para baixo. Algodão pode causar ressecamento no canal auditivo causando irritamento.

3-Quais são as consequências do excesso de cera no ouvido?

O acúmulo de cera no ouvido geralmente é assintomático, mas quando ele é tão grande a ponto de obstruir o conduto auditivo, pode causar dificuldades de audição e mesmo surdez em pelo menos um dos ouvidos. Além disso, se a cera no ouvido estiver aderida ao tímpano, pode causar dores de ouvido, tonteiras, vertigens, zumbidos ou algum outro incômodo como coceira ou sensação de ouvido entupido. Em alguns casos, a cera no ouvido pode se tornar visível, causando uma impressão estética desagradável. Só o excesso ou a cera aparente devem ser retirados. Uma fina película de serosidade normal evita o ressecamento da mucosa, que pode vir a causar as infecções e outras moléstias. Além disso, a cera do ouvido representa uma impermeabilização contra a água e contém vários tipos de anticorpos defensivos. Sua consistência pegajosa também ajuda a grudar e reter corpos estranhos de tamanhos minúsculos. A falta ou o excesso de cera no ouvido pode causar eczema do meato acústico, otite externa, exostose e osteoma do meato externo.

4-Como retirar o excesso de cera do ouvido?

A melhor solução e mais segura decisão é procurar um otorrinolaringologista para que ele faça isso de modo adequado e seguro. Se, contudo, você resolver fazer isso por si mesmo, observe o seguinte: se a cera estiver localizada apenas na entrada do conduto auditivo ela pode ser facilmente removida por meio de um cotonete ou pelo próprio dedo, mas se ela estiver localizada mais profundamente, uma lavagem do ouvido será necessária e nesse caso procure o otorrinolaringologista.

5-O que não fazer para retirar cera do ouvido?

Se a cera estiver localizada profundamente no canal auditivo, não use qualquer forma de estilete (grampos, cotonetes, lápis, tampas de canetas etc.) para retirá-la. Nessa região a pele é mais tênue e pode ferir-se e/ou infeccionar com facilidade. Além disso, o estilete pode empurrar ainda mais profundamente a cera, agravando o problema, ou mesmo perfurando o tímpano.

Não use qualquer jato forte de spray no ouvido. Quando houver indicação para tal, isso deve ser uma prerrogativa do otorrinolaringologista.

Evite usar uma seringa para injetar a solução higiênica no ouvido porque um jato forte pode feri-lo ou mesmo perfurar o tímpano.

6-Qual é relação entre cera de ouvido e perda auditiva?

A perda auditiva pode ter várias causas. A causa de mais fácil tratamento é o excesso de cera nos ouvidos, que acaba bloqueando o som. A cera em excesso dentro do ouvido pode afetar pessoas de todas as idades. Como a cera se acumula no canal do ouvido, fica mais difícil as ondas sonoras alcançarem a cóclea. A perda auditiva ocorre gradualmente com o passar do tempo devido a este acúmulo e pode até passar despercebida por longos períodos. Mesmo que a cera seja removida e o som entrar com mais facilidade, a sensação de zumbido poderá aumentar até o período de adaptação.

1 Comentário

  1. Marcio disse:

    Perdi 90% da audição esquerda pois o ouvido nao produz cera a anos sera que a cera esta la dentro entupindo e causando tudo isso pois as vezes quando.passava o cotonete no ouvido eu sentia cocegas normais no esquerdo hj nao tenho mais esta sensibilidade e meu ouvido da um apito piiiiiiiii durante uns segundos e para e tenho tambem aquele barulho por 24 horas com sons da natureza, mas o q me intriga e nao sair mais cera a anos .
    E estou sentindo q vagarozamente esta ocorrendo o mesmo no.ouvido direito .

Deixe seu comentário: