Padre Nilo Tabuquini deixou marcas de caridade e justiça social
qui, 29 de outubro de 2015 08:00Adriano Souza – Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto
Este é o 36º ano da morte de Padre Nilo Tabuquini, que até hoje tem a admiração e carinho dos araguarinos. O pároco carioca chegou aqui na década de cinquenta e construiu uma trajetória belíssima perante as famílias católicas na primeira igreja fundada no município, a igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde “igreja da Matriz”.

Um dos principais registros de Padre Nilo Tabuquini em sua lambreta circulando pelas ruas da cidade (Foto: Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto)
Nas décadas de 50, 60,e 70 o sacerdote destacou-se, marcando para sempre seu nome no coração da comunidade araguarina. Monsenhor Nilo Tabuquini, como era conhecido, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1921, filho de Francisco Tabuquini e Marcelina Marques. Os estudos foram iniciados em sua terra natal; após a conclusão do ginasial no ano de 1936, foi trabalhar em casas comerciais.
No ano de 1942, tornou-se sócio de uma firma, no entanto, foi convocado pelo serviço militar compondo o Exército na II Guerra Mundial onde serviu pelo período de 16 meses nas cidades do Rio de Janeiro, Olinda e Recife onde se graduou como sargento.
Em 1944, deixou o Exército, ingressando no seminário de Belo Horizonte, atendendo a impulso íntimo vindo do despertar da vocação para a vida sarcedotal autêntica. Ali, cursou os seminários menor e maior durante sete anos. Estudou mais três anos no seminário maior de Uberaba, onde terminou teologia. Finalmente, recebeu o sacramento da ordem, tornando-se sacerdote em Uberlândia, no ano de 1953, indo celebrar sua primeira missa no Rio de Janeiro, seu berço natal.
Ingressando na carreira eclesiástica, Padre Nilo foi designado para Araguari, em 1954, à Paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, como coajuntor do vigário Padre Antônio Resende, e tempos depois o substituiu. Mansamente Padre Nilo Tabuquini com sua visão humanitária do papel da igreja, conquistou amigos, admiradores e fieis com suas preces eloquentes; caridoso, para ele seu bem era o bem do próximo.
Seu trabalho em Araguari foi tão imenso que, com a criação da Diocese de Uberlândia, Nilo foi indicado Cônego. As paróquias de Araguari e cidades vizinhas estiveram presentes às solenidades elevando suas orações pedindo à Deus pela felicidade e que conservem aquele religioso sempre junto da população.
No dia 14 de fevereiro de 1979, Padre Nilo Tabuquini faleceu e sua passagem em Araguari deixou uma imensa saudade à comunidade que se mobilizou levantando uma campanha para mudança de nome da praça Papa Pio Xll (homenagem feita pelo próprio Padre Nilo ao Papa em 1958) para praça Nilo Tabuquini. Por intermédio do então vereador Andarai Garcia de Oliveira, a homenagem foi concretizada.
A história de Padre Nilo também foi contata pela Gazeta do Triângulo em 2013, por Eurípedes Luiz de Sousa, que teve a felicidade de conviver com o pároco. Na ocasião, Eurípedes falou resumidamente de uma pequena passagem da verdadeira história deste padre que é cheia de atitudes práticas e realistas.
“Em uma época que tabus religiosos prevaleciam, Nilo Tabuquini colocou em prática tudo aquilo que Jesus pregou na Terra – Justiça Social – assumido atual e finalmente pelo Papa Francisco. Em meados dos anos 60 e 70 existia em Araguari um movimento da juventude que consistia em reunir jovens toda semana para assistir às pregações do Pe. Nilo em defesa de uma Igreja mais realista sobre os problemas do povo mais carente daquela época” relatou Eurípedes em seu texto.
“Nilo Tabuquini não só pregava como também realizava visitas com a nossa presença nos bairros mais pobres da cidade. Em uma destas andanças eu estava presente e assisti a uma das atitudes iluminadas do Pe. Nilo, que assim ocorreu: “Em um antigo estábulo do Jóquei Clube havia uma família morando junto aos cavalos. Nilo Tabuquini então perguntou a um membro da família: ‘como vocês aquentam viver em um local onde os cavalos batem as patas todas as noites?’ O morador então respondeu: ‘pois é padre, não é fácil, porém Deus quer assim,” finalizou.
10 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- PL avança para lançar dobradinha 'Flávio e Flávio' em Minas e pressiona Cleitinho a recuar seg, 11 de maio de 2026
- Câmara vota impeachment do prefeito de GV seg, 11 de maio de 2026
- Projeto liga Sul de Minas ao Porto de Angra sáb, 9 de maio de 2026
- Autismo e maternidade atípica são debatidos em roda de conversa na Câmara sáb, 9 de maio de 2026
- Com dezesseis equipes, entre elas Kubanacan e Famep, Copa terá início na segunda-feira sáb, 9 de maio de 2026
- Acidente com caminhão que transportava animais é registrado na BR-365 sáb, 9 de maio de 2026
- Em noite inspirada de Claytinho, Cascão Motors/Fuerza bate o S9/Fisiopediatria e conquista o caneco sáb, 9 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 9 DE MAIO sáb, 9 de maio de 2026
- Campanha “Renovando Sorrisos” amplia acesso gratuito a próteses dentárias em Araguari sáb, 9 de maio de 2026
- Ecovias garante cobertura 4G em toda a extensão da BR-050 sáb, 9 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...

Minha mãe ,nylcea Alves Marques ,moradora no rio de janeiro ,capital ,era prima do monsenhor Nilo .
Meu pai Niroalberto Alves era primo do Padre Nilo. E foi ele que realizou o meu batismo em 13/12/73 na igreja Santo Sepulcro em cascadura – RJ.
PADRE NILO É UM EXEMPLO QUE A MAIOR RELIGIÃO É A CARIDADE E SOUBE MUITO BEM SEGUIR A VERDADE DE JESUS EM NÃO SE CONFORMAR QUE O SOFRIMENTO É ORIUNDO DO QUERER DE DEUS. RENATO, PRIMO DE SEGUNDO GRAU DESSE SER QUE É ETERNO E QUE NOS ORGULHA MUITO.
Meu pai Nilton Alves da Silva era primo do Padre Nilo. Lembro-me bem dos anos 1960 e inicio dos anos 1970, eu e meus pais tivemos o privilégio de conviver com o então Cônego Nilo, quantas saudades daqueles dias de minha adolescência , eram férias maravilhosas, conviver e aprender com quem somente tinha a bondade no coração e na alma. Tivemos a oportunidade de conhecer varias histórias fabulosas sobre ele através do Padre Belizário Sobrinho, também do ainda professor de geografia e posteriormente Padre Wilson Falcomer.
Prezado Adriano, agradeço a oportunidade de com alegria, relembrar belos momentos de minha vida e ver mensagens e comentários de meus primos sobre uma pessoa que muito nos orgulha e que ajudou a escrever com bondade a historia de uma bela cidade.
Confirmo as palavras do meu primo Carlinhos ,que não o vejo a algum tempo.saudades dos bons tempos.Que Deus nos abençoe. Nelson Cesar Alves Marques
Tenho o privilégio de ser primo de Padre Nilo Taburquine.Um sêr,até em tão, singular na filosofia da igreja católica e que abrilhantou com suas ações e palavras a presença de um mundo melhor.
Eu nasci em Araguari mas atualmente moro em Campinas /SP. Fui batizada e crismada pelo padre Nilo Tabuquini. Me lembro ainda bem criança das missas do padre. Mudamos para São Paulo a mais de 40 anos mas nunca me esqueci deste tempo. Visito com frequência Araguari e assisto missas na Catedral.
Meu tio irmão de meu Walter Taboquini
pai
Toda Páscoa lembro de meu tio pois ele sempre acreditou na ressurreição
Sua morte sempre será uma Páscoa para mim…SDS tio AMÉM!!!
Sou sobrinho do tio Nilo filho de Maria Luiza Tabuquini irmã caçula que faleceu em 08.02.21 de covid.
Hoje tio Nilo faria 100 anos de vida !
Só tenho boas lembranças de Araguari e da casa paroquial onde eramos muito bem recebidos e pelo meu falecido padrinho Wilson Falcomer e sua maravilhosa família.
Tenho orgulho de ser primo desse ser que foi tão querido por todos.