Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Moradores são orientados sobre cuidados necessários com rios e cachoeiras

sáb, 10 de outubro de 2015 08:24

Da Redação

Corpo de Bombeiros estará de plantão durante o feriado prolongado

O feriado prolongado do dia 12 de outubro, referente ao Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida e, é um momento em que muitos moradores aproveitam para deslocarem-se até rios, represas e cachoeiras da região. A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros recomenda que haja cuidados específicos, para evitar afogamentos.

Corpo de Bombeiros recomenda que haja cuidados específicos, para evitar afogamentos (Ilustração)

Corpo de Bombeiros recomenda que haja cuidados específicos, para evitar afogamentos (Ilustração)

 

De acordo com o subtenente Márcio Henrique Soares, da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros, é necessário que a população tenha cuidados específicos. “Durante o período de calor, as pessoas têm o costume de nadar ou pescar em rios e lagos da região, e podem ocorrer casos de afogamento. Para que isso não aconteça, é necessário que ninguém entre em embarcações sem o colete salva-vidas e, caso a pessoa não saiba nadar, não entre em represas, rios e balneários. Também é importante manter as crianças sempre próximas dos adultos”.

Caso os viajantes consumam bebidas alcoólicas ou ingiram uma grande quantidade de alimento, também é recomendado que não entrem na água. “O uso de bebidas alcoólicas deve ser evitado nesses locais, pois o consumo dessas bebidas encoraja as pessoas a tomarem atitudes perigosas”.

O subtenente ressalta que, em casos de afogamento, é possível tomar algumas providências. “Caso o acompanhante saiba nadar, pode utilizar uma corda, toalha, roupa ou similares, para tentar retirar a pessoa da água. Se o acompanhante não souber nadar e não tiver conhecimento de nenhuma técnica, é recomendado que ele não tente resgatar a pessoa, pois também pode se afogar. Se for necessário entrar na água para salvar o individuo do afogamento, é importante aproximar-se sempre por trás e nunca pela frente. Na ânsia de sobreviver, a pessoa que está se afogando pode se agarrar ao pescoço da outra e ambos podem vir a óbito”.

Segundo o bombeiro, a população deve se prevenir para evitar situações de risco. “Mesmo que o Corpo de Bombeiros seja acionado, se o local for muito distante, pode ser que não dê tempo de resgatar a vítima, então, é preciso tomar cuidado”. Márcio Soares ressalta que os casos de afogamento têm diminuído no município. “Apesar da quantidade de cachoeiras e represas da cidade, as pessoas têm frequentado clubes e utilizado piscinas caseiras, o que diminuiu bastante os casos de afogamento”.

A 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros estará de plantão durante o feriado prolongado e realizará ações de prevenção em locais próximos. Em casos de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou (34)3242-6397.

Treinamento para resgate

De acordo com o primeiro-sargento Lucenildo Batista Alves, assessor de comunicação da 4ª Companhia, nesse sábado, 10, a equipe do Corpo de Bombeiros participará de um treinamento aquático para o resgate de vítimas, na represa do Capim Branco. “Esse treinamento será oferecido a todos os militares e envolve abordagem com Jet Ski e mergulhos de urgência e emergência”.

O assessor conta que, em casos de afogamento, a equipe desloca-se até o local e faz a busca da pessoa afogada. “Abaixo da água, a pessoa não consegue suportar mais de três minutos, porém, acreditamos que dentro de uma hora, ainda é possível encontrá-la com vida. Existem casos em que a pessoa não afunda, ou pode estar agarrada a um galho ou pedra, aguardando o resgate. Nesses casos, a abordagem com o Jet Ski costuma ser mais rápida”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: