Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Simulação de acidente encerra atividades da Semana de Trânsito em Araguari

sáb, 26 de setembro de 2015 08:41

Da Redação

Um homem bêbado cai de moto no centro da cidade. Poderia ser verdade, mas tudo não passou de uma simulação feita pela secretaria de Trânsito em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar, justamente para chamar a atenção da população. A atividade marcou o encerramento da Semana no Trânsito e aconteceu na manhã de ontem, na rua Rui Barbosa.

DSC02929

Simulação de acidente: alerta para a população sobre os perigos do álcool ao volante

 

Quem passava pelo local tomou um susto. Antes do “acidente”, José Maximino dos Santos “Zeca”, funcionário da secretaria de Trânsito que interpretava o bêbado na simulação, atrapalhava o trânsito e ressaltava as inconveniências de quem abusa do álcool. Além de invadir a rua, carregava latinhas de cerveja e uma garrafa de vinho.

A interpretação foi tão convincente que uma mulher se aproximou para retirá-lo da rua, sem saber que se tratava de uma ação educativa. Pouco tempo depois, ele sai na moto e após um zig zag, acaba caindo. Segundos depois as pessoas começam a se aglomerar, ainda sem saber o que está acontecendo.

O Corpo de Bombeiros, que aguardava nas proximidades, chega rapidamente. Só então o sargento Júlio César começou a explicar que se tratava de uma simulação, relativa à Semana do Trânsito. “O pessoal tem muita curiosidade de saber como os bombeiros trabalham. Às vezes na tentativa de ajudar a vítima, as pessoas tentavam socorrer e agravavam ainda mais a situação dela. Mostramos que temos uma equipe treinada para isso,” disse.

Quem assistia aprovou a iniciativa. “Acreditei que fosse verdade, hoje em dia é assim, as pessoas não respeitam. Foi bem convincente,” disse a jovem Ana Cláudia Alves da Cunha, que trabalha no Centro.

Comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito, o tenente Cassimiro ressaltou que a atividade teve como foco a conscientização dos cidadãos para acidentes que acontecem rotineiramente. “A simulação mostra justamente que é preciso ter cuidado. Nosso foco é a preservação da vida, seja no trânsito urbano ou nas estradas,” afirmou.

A Semana do Trânsito foi aberta na sexta-feira passada, 18, com uma carreta no centro. Depois disso, em todos os dias, uma vasta programação com palestras, passeio ciclístico e blitz educativa.

Para Jacqueline Mendes, coordenadora do departamento de Educação da secretaria de Trânsito, as atividades foram bastante positivas. Ela ainda ressaltou a simulação de acidente. “Chama bastante a atenção, muito mais do que trabalhos educativos com panfletagem.”

“Foi um período de reflexão, mas acredito que a mensagem que passamos não deve ficar apenas nesta semana. Durante o ano continuamos fazendo esse trabalho educativo. A participação das pessoas é o mais importante para que isso não caia no esquecimento,” concluiu Divonei Gonçalves, titular do Trânsito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: