Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Presídio de Araguari inaugura benfeitorias no próximo dia 30

qua, 2 de setembro de 2015 08:32

Da Redação

Obras tiveram investimento de aproximadamente 800 mil reais

Assim como em outras unidades prisionais do país, o Presídio de Araguari enfrenta grave problema com a superlotação. A capacidade é para abrigar 117 presos e hoje recebe mais de 300. Contudo, nem por isso as autoridades locais deixam de buscar soluções para melhorar a qualidade da população carcerária no município.

Novos muros foram construídos na unidade (foto: Gazeta do Triângulo)

Novos muros foram construídos na unidade
(foto: Gazeta do Triângulo)

 

Um acordo em Ação Civil Pública entre Ministério Público e Pro-Tops Incorporadora e Empreendimentos, homologado pelo Judiciário e com anuência do município de Araguari, como medida compensatória à segurança prisional, gerou um investimento de aproximadamente 800 mil reais em benfeitorias no referido estabelecimento.

A primeira etapa das obras, que será entregue em solenidade no próximo dia 30 de setembro, às 15h, segundo informou a Promotoria de Justiça da Comarca de Araguari, consiste na construção e reforma da portaria, muros externos, cercas, sala de armas, caixa d’água, sistema de fossa, pátios, iluminação, pinturas, refeitório, coleta seletiva, placas indicativas, fundação do pavilhão para regime semiaberto, cartografia do imóvel, instalação de 32 câmeras com sala de videomonitoramento, gerador de energia elétrica e aparelhos de ar condicionado no setor administrativo.

Ainda conforme a Promotoria, mais cinco celas estão sendo construídas no referido estabelecimento, devendo abrir cerca de 50 vagas. Elas, no entanto, serão entregues na segunda etapa das obras, ainda em 2015.

A iniciativa para as benfeitorias partiu do promotor André Luís Alves de Melo, que há muitos anos acompanha e cobra melhores condições no Presídio de Araguari. Em duas oportunidades ele chegou a pedir a interdição parcial da unidade, alegando que a população carcerária apresentava excesso aproximado de 120%.

O Presídio de Araguari é dirigido desde setembro do ano passado por Valdecy de Souza Júnior – atuante há 12 anos no sistema prisional de Minas Gerais. Ele disse que a parceria com o MP e Pro-Tops Incorporadora e Empreendimentos veio em um momento muito importante, dando uma nova cara ao presídio.

A solenidade de inauguração das obras reunirá autoridades de Araguari e região, no dia 30, quando outras novidades poderão ser apresentadas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: