Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Crianças de Araguari recebem imunização contra paralisia infantil

qua, 19 de agosto de 2015 08:07

por Mel Soares

Dia ‘D’ da Campanha Nacional será promovido neste sábado,22

A Campanha contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, teve início nesta segunda-feira, 17, e se estende até o dia 31 deste mês, em todos os postos de saúde de Araguari, sendo disponibilizada das 8 às 17h.

Pais podem aproveitar para atualizar a carteira de vacina de seus filhos

Pais podem aproveitar para atualizar a carteira de vacina de seus filhos

 

Assim como o Governo Federal, a meta do município é contemplar 95% do público-alvo, isto é, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, segundo informações de Lúcia Hirono, coordenadora de departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde.

Em Araguari, o número de meninos e meninas nesta faixa etária é superior a seis mil. “A nossa expectativa é que 5.863 crianças sejam imunizadas”, contou.

A mobilização, dia ‘D’, que deve atrair milhares de famílias, acontece no dia 22, entre 8 e 17h, em todas as unidades de saúde do município, incluindo os distritos de Piracaíba e Contenda, bem como, postos volantes que serão montados em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, os quais ainda não possuem locais de atendimento.

“A nossa expectativa é de que neste dia, os pais, que muitas vezes estão atarefados de segunda a sexta-feira, aproveitem para levar seus filhos para vacinarem no dia 22, sábado”, alertou.

A vacinação contra poliomielite acontece em conjunto com a campanha da multivacinação, com a disponibilidade de todas as outras vacinas do calendário básico, direcionado a crianças de até cinco anos. “Trata-se de uma oportunidade de atualizar o cartão de vacinas”, comentou.

Quanto aos dados da campanha contra pólio de 2014, a cobertura do número de pessoas vacinadas foi alcançada. No entanto, uma das preocupações de Lúcia Hirono é de que o cenário deste ano não seja positivo. “Em 2014, a campanha foi prorrogada, diferente deste ano. Sendo assim, esperamos que os pais sejam conscientes sobre a importância de imunizar seus filhos”, reiterou.

Casos

De acordo com informações divulgadas no Portal da Saúde do Governo Federal, o último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

De acordo com a OMS, entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença. A maioria é decorrente de importações do poliovirus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou de países que restabeleceram a transmissão (Angola, Chade e República do Congo). No ano de 2013 (até 22 de maio), foram registrados 32 casos, sendo 8 no Paquistão, 22 na Nigéria e 2 no Afeganistão.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: