Oficina estadual visa aprimorar diretrizes para controle de dengue
ter, 28 de julho de 2015 08:12Da Redação
Coordenador de Zoonoses de Araguari, Wellington Colenghi, participa de evento em BH
A Oficina de Diretrizes Estaduais para Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus acontece em Belo Horizonte de segunda, 27, a sexta-feira, 31, destinada a cidades com mais de 100 mil habitantes. O coordenador de Zoonoses, Wellington Colenghi, confirmou sua participação no evento, como representante de Araguari.
Ele conta que as oficinas são compostas por ciclos de palestras e debates voltados para o aprimoramento do serviço, pensando principalmente na contingência dessas doenças a nível estadual para o ano de 2016. “É uma oportunidade para formular propostas próprias e inseri-las no planejamento,” explicou.
Colenghi trabalha no Controle da Dengue desde 1995, e como concursado, desde 2002. Para ele, a troca de experiências obtidas nas oficinas serve para melhorar as técnicas do serviço. “Cada município tem sua realidade. Algumas ações podem ser eficazes numa localidade e talvez não sejam em outras, mas temos a oportunidade de ver o tipo de ação com resultados e aquela que não dá,” ressaltou.
Além das ações de combate, a comunicação e a mobilização social para que a sociedade adquira conhecimentos sobre como evitar a dengue, participando efetivamente da eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquito também é importante.
A população deve ser informada sobre a doença: como é transmitida, os hábitos do mosquito e as medidas de prevenção e controle para adoção de um novo comportamento frente ao problema. Este foi um dos pontos positivos dos mutirões de limpeza, realizados com o intuito de reforçar a limpeza nos quintais e conscientizar os moradores, com distribuição de material informativo e troca de possíveis criadouros (embalagens plásticas, garrafas pet) por material escolar.
Esta e outras ações desenvolvidas em Araguari, segundo Colenghi, serão divulgadas durante os debates da Oficina de Diretrizes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- ‘Tinder bovino’ ajuda na produção de leite sáb, 3 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis promove atividade do SCFV com foco na convivência e valorização da vida sáb, 3 de outubro de 2026
- Eleitores precisam estar atentos mesmo diante da liberação de bebidas alcoólicas nas eleições sáb, 3 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES: Hoje será o último dia para retirada das urnas sáb, 3 de outubro de 2026
- Série Prata tem goleadas, zebra e Ferro Velho 5 Irmãos em destaque na segunda semana sáb, 3 de outubro de 2026
- BNI Triângulo Norte leva reflexão sobre saúde mental a grupos da regional durante setembro sáb, 3 de outubro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Duelo de artilheiros vale vaga na semifinal da Supercopa Panda Mito sáb, 3 de outubro de 2026
- José Júlio Lafayette recebe imprensa e apresenta avanço das obras do complexo ambulatorial do HUSF sáb, 3 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...