Cidadãos dão exemplo de educação ao utilizar o Ecoponto
ter, 7 de julho de 2015 06:51Da Redação – Com Assessoria
Localizados em pontos estratégicos de Uberlândia, as 12 unidades ficam abertas todos os dias
No bairro São Jorge, o proprietário de uma empresa de paisagismo Daywinson Paiva, 33 anos, dá um exemplo de cidadania e responsabilidade com o meio ambiente ao utilizar o Ecoponto. Ele afirma que presta serviços em diversas partes da cidade e sempre joga o restante das plantas e terra que utiliza no Ecoponto mais próximo. “Evita muita poluição, conserva o ambiente e deixa a cidade mais limpa e mais agradável”, disse.

O descarte incorreto de resíduos, além de trazer transtornos à população, onera os cofres públicos
Ninguém gosta de lixo na porta de casa. Por isso, a Prefeitura criou os Ecopontos, locais para o descarte correto dos restos de materiais de construção, móveis velhos, podas de árvores, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
O marceneiro Adair de Souza, 37 anos, levou para o Ecoponto pedaços de concreto e tijolo da reforma que está fazendo em sua casa. Ele diz que isso é o certo a se fazer. “Se eu jogo no terreno baldio prejudico o meu vizinho. É mais fácil fazer o errado que fazer o certo, mas temos que fazer o que é correto. Se todos agissem assim, seria bem melhor”, disse.
Localizados em pontos estratégicos de Uberlândia, os 12 Ecopontos ficam abertos todos os dias das 7 às 19h. Os espaços possuem capacidade de receber até 30 toneladas por dia de resíduos. Com isso, não há necessidade de jogar o lixo em locais inadequados.
E não precisa ser em grandes volumes. O móvel velho da dona de casa Luzia Aparecida Pereira foi para o Ecoponto. “Não é certo jogar em um terreno baldio. Evita rato, barata e diversos insetos na casa do vizinho. É um absurdo, tem gente que deixa de colocar o lixo para caminhão e joga nos terrenos”, declarou.
O descarte incorreto de resíduos, além de trazer transtornos à população, onera os cofres públicos. Dados da Secretaria de Serviços Urbanos mostram que os gastos com a limpeza de locais considerados críticos, ou seja, inadequados, chegam a mais de R$ 200 mil por mês, cerca de R$ 2,5 milhões por ano. Esse recurso poderia ser utilizado pelo município em outras áreas como saúde e educação.
Boa parte do lixo recolhido em locais indevidos é doméstica. Por isso, a população precisa se conscientizar, uma vez que a coleta de lixo atende toda a cidade. Segundo informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, 500 toneladas/dia de resíduos são gerados e recolhidos diariamente pelos caminhões da coleta. Os resíduos sólidos, jogados indevidamente pela população em terrenos e áreas verdes, chegam a aproximadamente 370 toneladas/dia.
Ecopontos em Uberlândia
1 – Bairro Luizote de Freitas
Local: rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com rua Paulo Margonari)
2 – Bairro São Jorge
Local: avenida Serra do Mar, 411 (esquina com avenida Serra do Espinhaço)
3 – Bairro Santa Rosa
Local: rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com rua Elis Regina)
4 – Bairro Guarani
Local: rua do Repentista, 350
5 – Bairro Roosevelt
Local: rua Olívia de Freitas Guimarães, 950
6 – Bairro Daniel Fonseca
Local: rua Itabira, 1720
7 – Bairro Morumbi
Local: rua Mangaba, esquina com as ruas Ingá e Camaleão
8 – Bairro São Lucas
Local: rua do Cientista esquina com rua do Gari
9 – Bairro Tocantins
Local: rua Docelino de Freitas Costa (esquina com a rua Bernadete Silva Arantes, ao lado do Condomínio Morada do Sol)
10 – Bairro Cruzeiro do Sul
Local: rua Sudoeste (esquina com a rua Pedro Quirino da Silva)
11 – Bairro Segismundo Pereira
Local: rua Sebastião Alves Nunes, 49 (esquina com a rua Dr. Laerte V. Gonçalves)
12 – Bairro Mansour
Local: rua Rio Corumbá, 20 (esquina com a avenida Rio Nilo)
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Arrecadação cresce em Minas seg, 16 de março de 2026
- SESI inaugura nova unidade em Extrema no Sul de Minas seg, 16 de março de 2026
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...