Conferência abordará a implantação de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência
sáb, 20 de junho de 2015 08:37Da Redação
A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência marcada para acontecer nesta sexta-feira, dia 19, em Araguari, foi adiada para o dia 15 de julho. A informação foi repassada pelo presidente da Adefa (Associação dos Deficientes Físicos de Araguari), Vicente Gonçalves Chaves.
O evento será promovido das 8 às 17h, na capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC). A iniciativa faz parte das mobilizações da Adefa, em parceria com a prefeitura e a secretaria de Trabalho e Ação Social. Nesta edição, a Conferência terá como tema central “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.
De acordo com Vicente Chaves, é aguardada a presença de órgãos gestores, autoridades locais, bem como, as secretarias municipais envolvidas na busca por uma mudança efetiva quanto aos direitos humanos, por meio da discussão e análise de diretrizes para estabelecer a Política Nacional da Pessoa com Deficiência no município.
“A Conferência foi adiada devido à deliberação da plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada na última segunda-feira, 15. Na ocasião, teremos também a apresentação da peça ‘Recomeçar’. Diante da importância desta mobilização, estendemos o convite a toda população araguarina,” afirmou.
A programação da III Conferência será divulgada em breve pela Adefa. Além do amplo debate, o evento também é a oportunidade de os participantes conferirem o que está sendo realizado no município, como o programa de órtese e prótese oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O assunto foi pauta de audiência pública no mês de junho, uma vez que disponibilizar tais equipamentos é uma das competências do Ministério da Saúde, através da secretaria de Saúde de cada estado ou município, visando melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social das pessoas com deficiência.
A Associação vem pleiteando também o direito das pessoas com deficiência quanto ao programa Minha Casa Minha Vida, com relação à prioridade para escolha de residências com acessibilidade e localização próxima a familiares e serviços públicos como pontos de transporte coletivo, unidade de saúde, escolas, dentre outros. Além dessas questões, foi solicitada atenção para a execução de projetos como a construção das praças nestes locais. “As empreiteiras não estão respeitando as normas técnicas, ou seja, a quadra poliesportiva construída em Araguari não pode ser usada para a prática de basquete sobre rodas ou outra modalidade, devido ao seu tamanho. Estes detalhes são importantes, pois nestes conjuntos habitacionais temos um percentual de 10% para pessoas que necessitam praticar esportes para reabilitação e sentir-se incluídos na sociedade,” finalizou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mês da Consciência Negra: prefeitura organiza várias ações para celebrar a luta e cultura negra sex, 8 de novembro de 2024
- Meningite: casos confirmados e ações de prevenção com quimioprofilaxia sex, 8 de novembro de 2024
- Batalhão Mauá: capacitando profissionais e impulsionando a construção de infraestrutura no Brasil sex, 8 de novembro de 2024
- Campanha da PMMG alerta população mineira sobre golpes pela internet sex, 8 de novembro de 2024
- BR-365 passa a ter reajuste nas tarifas das praças de pedágio a partir de 14 de novembro sex, 8 de novembro de 2024
- Araguari segue recebendo grande quantidade de chuva sex, 8 de novembro de 2024
- Melhores do Interbairros 2024 serão premiados hoje pela Liga Araguarina de Futebol qui, 7 de novembro de 2024
- Amanhece e América fizeram um jogão de bola no Peixotão no último domingo qui, 7 de novembro de 2024
- Chuvas melhora as condições dos gramados dos campos usados no amador qui, 7 de novembro de 2024
- Ações de segurança são desenvolvidas pela SETTRANS em blitze educativas qui, 7 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...