Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Demanda para confecção de documentos de identidade continua alta no município

sex, 12 de junho de 2015 07:08

por Stella Vieira

Equipe do Sistema Nacional de Emprego estuda mudanças no atendimento à população

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) continua com uma demanda elevada para a confecção de documentos de identidade no município. A equipe está aguardando a entrega de aproximadamente 400 carteiras com prazo de até 20 dias.

De acordo com a responsável pelo Posto de Identificação, Luciene Rubia Ferreira, o fluxo de pessoas diminuiu após o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas o número de atendimentos continua elevado. “Estamos aguardando a entrega de aproximadamente 400 documentos de identidade e tivemos que solicitar uma cota excessiva de material para esse mês”.

Processo de confecção do documento é realizado por servidores capacitados

Processo de confecção do documento é realizado por servidores capacitados

 

O coordenador de serviços do Sine, Camilo Linhares da Silva Júnior, comenta que a direção do local ainda está estudando a possibilidade de implantar um sistema de agendamento de trinta pessoas ao dia, com o objetivo de solucionar o problema das filas. “Tentamos realizar esse procedimento, mas a população não comparece e muitos têm chegado às quatro horas da manhã para serem atendidos às oito. Se as pessoas seguirem o agendamento, não há necessidade de aguardarem na fila. Além disso, tentamos deixar um espaço para os idosos e as pessoas que vem de fora e não tem condições de retornar”.

Camilo Linhares ressalta que o procedimento de confecção da Carteira de Identidade é complicado e pode demorar até 20 dias, com algumas exceções. “Os identificadores colhem o material, tiram cópias, conferem os dados, digitam o processo, conferem as digitais dos dez dedos da pessoa e ainda fazem uma listagem. O atendimento é encerrado às 14h, mas continuamos com o serviço interno”.

Além do processo de confecção do documento, os responsáveis devem buscar os materiais pessoalmente em Belo Horizonte e prestar contas da quantidade de Carteiras de Identidade confeccionadas. “Temos apenas dois identificadores, pois é necessário participar de um curso de qualificação para poder conferir os documentos, catalogar e confeccionar a Carteira. A Polícia Civil realiza essa capacitação programada apenas em Belo Horizonte”.

Segundo o coordenador, é necessário passar por um processo seletivo que verifica se a pessoa está apta ou não a ser um identificador. “Não basta que o indivíduo queira participar do curso, pois trabalhar com documentos pessoais é algo bastante sério, então, temos que caminhar de acordo com o que o sistema permite”.

O coordenador ressalta que a equipe pretende modificar o atendimento. “Pretendemos fazer alterações para que o usuário seja bem atendido e o processo dos identificadores seja facilitado”.

O Posto de Atendimento localizado na Câmara Municipal permanece fechado devido à falta de identificadores capacitados para realizarem a confecção do documento. A equipe está aguardando uma nova turma da Polícia Civil para que um novo servidor seja qualificado.

Recomendações para confecção do documento

O auxiliar administrativo Leandro César Maniezo, identificador ADOC da Polícia Civil, comenta que o prazo mínimo para a entrega do documento é de 20 dias. “As pessoas não devem deixar para a última hora. É necessário procurar o Sine com antecedência, pois esse prazo não depende de nós e pode ser que demore ainda mais, principalmente quando é solicitada a segunda via do documento”.

De acordo com o identificador, em muitos casos é necessária a liberação da fórmula dactiloscópica, que só é feita em Belo Horizonte. “Consultamos o sistema e caso não tenha a fórmula disponível, não podemos confeccionar a segunda via na hora. Nesse caso, precisamos mandar o número do RG para o Instituto de Identificação e eles procuram a ficha para fazer a inclusão. Eles pedem de 20 a 30 dias para realizar esse processo, pois recebem pedidos de todo o estado”.

Leandro Maniezo ressalta que é necessário atualizar o documento a cada dez anos. “Em casos de viagem para o exterior ou para renovar a Carteira Nacional de Habilitação,  a Carteira de Identidade deve estar atualizada. Algumas empresas áreas tem pedido também o documento de identificação das crianças. Não sei afirmar se é uma obrigação, mas é importante que os pais se mantenham atualizados. Caso não seja necessário, orientamos que o documento não seja feito até os 14 anos, senão, ele deve ser renovado constantemente”.

Segundo o identificador, mulheres casadas que alteraram seu nome também devem procurar o Posto de Identificação. “Muitas deixam para renovar a Carteira quando estão precisando do documento, mas o correto é procurar o órgão assim que elas se casam. Muitas são até viúvas, precisam dar entrada em uma pensão e não tem o documento atualizado”. Leandro comenta que os jovens que prestam o Enem também devem procurar a confecção da Carteira com antecedência. “Todos os anos temos problemas, pois eles esperam a abertura das inscrições para fazer o documento”.

A demanda para confecção de primeira via e renovação aumentou. “As pessoas não costumavam renovar o documento, mas a foto atual é necessária”. O identificador acrescenta que a população deve buscar informações diretamente no Sistema Nacional de Emprego. “As pessoas pegam informações com terceiros e acabam fazendo procedimentos incorretos. Caso nosso setor esteja fechado, recomendo que retornem no dia seguinte para obter informações confiáveis”. Para mais informações, basta entrar em contato através do número (34)3690-3074 ou pessoalmente na avenida Joaquim Aníbal, 468, Centro.

2 Comentários

  1. Iraidia Ribeiro de Assis disse:

    Gostaria de saber como faço para participar de um curso de capacitação para confeccionar carteiras de identidade e quais são os requisitos necessários!

  2. Daniela disse:

    Oi boa noite gostaria de saber como que faço para participar de. Curso de capacitação de carteiras de identidade? Grata aguardo resposta.

Deixe seu comentário: