Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bosque John Kennedy motiva reunião de vizinhos

sáb, 6 de junho de 2015 06:46

Da Redação

Moradores e comerciantes da região lançam campanha “Eu amo o Bosque”

Na última quarta-feira, 3, moradores e comerciantes vizinhos do Bosque Municipal John Kennedy, se reuniram para lançar a campanha “Eu amo o Bosque”. O secretário de Meio Ambiente, Braulino Vieira e a bióloga Sandra Diniz representaram o órgão gestor do espaço.

Bosque John Kennedy motiva reunião de vizinhos

Bosque John Kennedy motiva reunião de vizinhos

 

A primeira referência ao bosque é de 3 de novembro de 1899, quando a Lei 073 autorizou o Poder Executivo a conservá-lo. São mais de 115 anos de história!

Na reunião, os participantes destacaram alguns pontos prioritários que merecem maior atenção, sendo eles a segurança e a manutenção das passarelas. Além disso, foi discutida a necessidade de revisar o Plano de Manejo realizado em 2004, o qual deveria ser examinado a cada cinco anos. É esse estudo que apresenta a realidade dessa floresta urbana, indicando quais atitudes devem ser tomadas para preservá-la.

Limpeza, programação de atividades sociais, culturais e esportivas, a reativação do orquidário, a criação de um borboletário e a reforma e ampliação do parque infantil e dos tanques para criação de peixes foram incluídas entre as propostas para essa campanha que pretende somar forças a favor do Bosque Municipal.

“Temos um carinho muito grande por esse espaço. Certamente, todos nós temos histórias aqui e um envolvimento afetivo com o Bosque. Mais que um cartão de visitas, é parte de nossas vidas, por isso, merece nossa atenção e nosso cuidado”, destacou Zé Vitor, um dos organizadores da campanha “Eu amo o Bosque”.

Lídia Parente Valente enfatizou que não devemos medir esforços para preservar o Bosque. “O que precisa ser feito é pouco pela dimensão do patrimônio que temos”, ressaltou a moradora que também integra a equipe organizadora.

A partir dessa reunião, um documento com as reivindicações da comunidade será entregue aos órgãos públicos ligados ao tema, como secretaria de Meio Ambiente, Promotoria de Meio Ambiente e Polícia Ambiental, a fim de que se procedam imediatas e continuadas atividades. Como forma de ampliar a participação popular, um abaixo-assinado será realizado em toda a cidade, bem como uma campanha promocional com adesivos e camisetas.

4 Comentários

  1. Cezar disse:

    O Bosque pertence à todos. Temos responsabilidade com ele. O poder público precisava zelar mais dele e criar outras áreas na cidade para população e Meio Ambiente. Nossa parte compete ajudar a zelar e manter sempre limpo e em ordem, pois precisamos de oxigênio, seu frescor e espaço onde caminhamos e praticamos esportes. Como pessoas civilizadas devemos sempre preservar e respeitar tudo que nos cerca para viver em sociedade.

  2. Lucas disse:

    Há quantos anos o bosque vem sendo degradado e ninguém toma providências. Nunca ouvi menção à programas reflorestamento e preservação da mata . Como resultado, hoje, existem diversas clareiras, trilhas dentro da mata e lixo jogado. Isso está lá para todo leigo como eu ver. Acredito que antes de pensar em atividades culturais e criação de peixes (que não tem nada a ver com uma reserva florestal), o foco principal deveria ser manutenção da mata existente e recuperação da vegetação. Ou será que querem criar, na verdade, o Pesque-e-Paque John Kennedy?!

  3. Oséas Álvares Soares disse:

    É LOUVÁVEL O PROJETO PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO BOSQUE. QUE NÃO FIQUE SOMENTE NO PAPEL. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É A MAIOR RESPONSÁVEL PELO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA O LOCAL. SÃO POUCAS CIDADES NO BRASIL QUE TÊM O PRIVILÉGIO DE DESFRUTAR DE TAMANHA RIQUEZA NATURAL…

  4. nixon disse:

    É o melhor lugar de Araguari para as MADAME levar os cachorrinho pra fazer côcô…

Deixe seu comentário: