Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – Ronan Barbosa

sáb, 6 de junho de 2015 06:34

Abertura-cantinho

Nasceu em Araguari-MG, em 18 de maio. Filiação: Ildefonso Barbosa e Arcília Barbosa de Miranda. Fez o Curso Primário Escola Estadual Raul Soares, o Ginasial e Técnico na Escola Técnica de Comércio Machado de Assis e Ginásio Dom Vital e o curso de Geografia na FAFI – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari. Esposa Ilda Akegawa Barbosa, tem três filhos: Hamilton, Contador; Jane, Advogada; Ronan, Procurador Federal; tem duas netas.

.

.

Fundou seu escritório de Contabilidade em 1970, onde trabalha até hoje. Em seus longos anos de profissão teve diversos e ilustres clientes e funcionários e ainda mantém muitos. Exerceu o cargo de Delegado CRCMG por diversos mandatos, representando nossa cidade e região. Foi fundador da Associação dos Contabilistas de Araguari, depois transformada em Sindicato, onde exerceu diversos cargos, chegando a ser presidente.

Foi Superintendente na SAE de Araguari de 1993 a 1996, onde implantou o tratamento de água em nossa cidade. Fez a primeira  travessia de água do bairro São Sebastião através da passarela, construiu diversas redes de água e esgoto, furou e fez recuperação de  poços artesianos , calçamentos, conservações, limpezas em nossas baterias de água e esgoto, reorganizou os serviços, combateu a inadimplência que era grande, adquiriu viaturas, e conseguiu passar o comando da SAE em dia com seus compromissos ao sucessor.

Iniciou na Maçonaria em 1977, na Loja Maçônica Fênix 56, onde exerceu diversos cargos chegando a vice-presidente; em 1983 participou da fundação da Loja Maçônica Brasil Central da qual é membro até hoje sendo seu presidente por duas vezes. Recebeu uma homenagem como Presidente Construtor devido ao seu denodo e entrega naquela obra. É grau 33. Foi Delegado na cidade e região da Loja Maçônica de Minas Gerais, sendo também um dos fundadores do Capitulo Demolay nº 202.

Foi um dos fundadores do Rotary Clube Araguari Sul, exerceu diversos cargos e chegou a ser seu presidente. Participou da Associação Comercial de Industrial de Araguari tendo exercido vários cargos; participou de várias diretorias do Clube Recreativo Araguarino onde exerceu diversos cargos. Participou ainda da diretoria do Abrigo dos Velhos Cristo Rei exercendo diversos cargos.

Recebeu as seguintes homenagens: cinco troféus como Contador destaque oferecido pela CDL; Troféu Imprensa; Troféu Revista Perfil; dois troféus do Jornal Realce; diplomas da Embrapa; Embrapacil; Promove e do CRCMG do qual recebeu Diploma de Honra ao Mérito; Comenda das Lojas Maçônicas União Araguarina e Brasil Central nº 10.

O Ronan é tudo isso e muito mais, um cidadão exemplar e participativo, não sei como ele arranja tempo, mas é uma pessoa muito dinâmica. Um abraço ao nosso grande amigo e irmão.

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCOS DE ARAGUARI

Contam que naquele tempo em que o futebol profissional de Araguari era forte, (quem se lembra do Fluminense na primeira divisão de Minas Gerais?) era costume ao final do jogo as emissoras de rádio local darem um prêmio ao melhor jogador da partida.

O juiz apitou o fim do jogo e o repórter correu até o atleta que se destacou e falou ao microfone:

-“Aqui estamos com Zé, que foi um baluarte nessa grande vitória do Flu e que receberá um prêmio pela sua sensacional atuação.”

Dito isso passou microfone para o jogador fazer seus comentários e foi pego de surpresa pelas palavras dele:

-“Foi uma partida muito difícil, mas vencemos, marquei dois gols, contudo o que me deixa muito espantado é ganhar um microfone; é o primeiro da minha vida”

Foi duro pegar o microfone de volta.

Quem não tem dinheiro…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: