Ministério da Saúde encerra Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
sex, 22 de maio de 2015 06:37Da Redação
Departamento de Epidemiologia espera vacinar 22.344 araguarinos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 4, termina na próxima sexta-feira, 22. As doses ainda estão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Levantamento mostra que, até o dia 18, mais de nove mil pessoas dos grupos específicos foram imunizadas
De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, o total a ser vacinado é de aproximadamente 28 mil pessoas. “Fizemos um levantamento nas unidades de saúde e, até segunda-feira, 18, foram imunizados 9.677 (34,6%) araguarinos. A meta do Ministério da Saúde é que 80% do total sejam vacinados, ou seja, 22.344 pessoas”.
A coordenadora comenta que a quantidade de casos de dengue no município interferiu na adesão dos araguarinos à vacinação. “As pessoas que apresentam os sintomas de fraqueza, mal estar, dor no corpo e outros, geralmente não tem interesse em buscar a imunização contra a gripe”.
A orientação é que os pacientes recebam a vacina 15 dias após o término dos sintomas. “Nesses casos não tem problema receber imunização, pois as pessoas estarão mais fortalecidas e terão condições de enfrentar os sintomas da gripe”. A coordenadora ressalta que a vacina não apresenta reações. “Ela é composta por fragmentos de vírus mortos, então, caso haja reações, provavelmente significa que o paciente estava com a gripe incubada”.
Segundo a coordenadora, até sexta-feira, a procura nas unidades de saúde deve aumentar. “Acredito que a mudança climática e a diminuição dos casos de dengue, façam com que as pessoas compareçam às unidades. Temos acompanhado a situação em todo o país e percebemos que a baixa cobertura é nacional. Existe a possibilidade do Ministério da Saúde prorrogar o prazo de vacinação, mas ainda não obtivemos informações em relação a isso”.
Maria Lúcia pede para que os grupos específicos procurem as unidades de saúde. “Espero que eles não percam essa oportunidade, pois gostaríamos de vacinar o máximo que pudermos. A população tem que estar consciente da importância da prevenção dos sintomas da gripe. Todas as unidades possuem a imunização e estão abertas das 8 às 17. Os interessados devem levar o cartão de vacina, mas caso não tenham, ele será feito na hora”.
Grupos específicos
A campanha é voltada para pessoas de 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, crianças a partir de cinco anos que sejam portadoras de doenças crônicas, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias e profissionais da área de saúde.
O grupo de doenças crônicas inclui: portadores de HIV; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; imunodeficiências congênitas; imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica; cardiopatias; pneumopatias; diabetes mellitus; doenças neurológicas crônicas incapacitantes; entre outras.“Depois do surgimento dessa vacina, o número de internações causadas por problemas respiratórios e complicações relacionadas à gripe diminuiu bastante, mas mesmo assim, algumas pessoas tem receio em receber a imunização”, comenta a coordenadora da Epidemiologia.
Esse ano, o Ministério da Saúde distribuiu 54 milhões de doses em todo o país, protegendo a população contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Dados do governo mostram que, em 2014, cerca de 1800 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer reações adversas raras como dor, vermelhidão e rigidez no local da aplicação. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A imunização não é indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...