Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Audiência abre espaço para debates sobre ecoturismo em Araguari

sáb, 16 de maio de 2015 08:35

Da Redação

Com o evidente crescimento do ecoturismo em Araguari, especialmente o mountain bike, representantes do Legislativo e Executivo, DER, MGO Rodovias, Polícia Militar, Associação Ciclística Araguarina, empresários e praticantes do esporte participaram na quinta-feira, 14, de audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir a elaboração de políticas públicas voltadas para a área.

Criação de políticas públicas para incentivar ecoturismo em Araguari foram tema de audiência

Criação de políticas públicas para incentivar ecoturismo em Araguari foram tema de audiência

 

Na ocasião, diversos participantes fizeram uso da palavra, abordando perspectivas diferentes sobre o turismo de aventura na região, sendo a viabilidade econômica um dos principais pontos ressaltados.

A atividade cresceu consideravelmente no município e tem potencial para movimentar, principalmente lojas de materiais esportivos, hotéis e restaurantes. Estima-se que mais de 1000 pessoas pratiquem ciclismo na região, que desperta o interesse de praticantes de cidades vizinhas e de outras partes do país, como Brasília.

Outra preocupação apresentada foi a necessidade de planejamento não só em regiões rurais e estradas, mas também na cidade, com a criação de ciclovias e ampliação de bicicletários.Trabalhos de conscientização junto à população no sentido de incentivar o ciclismo e a preservação do meio ambiente foram considerados importantes.

A iniciativa do vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS), que recebeu apoio e participação do presidente da Câmara, Giuliano Rodrigues (PTC) também foi oportuna para apresentar, como medida imediata, o reforço na sinalização das MG’s, BR’s e rotas de cachoeiras mais frequentadas, assim como manutenção dos acostamentos, para evitar acidentes envolvendo os praticantes.

Tais reivindicações geraram questionamentos e acirraram a discussão, devido a dificuldades burocráticas informadas pelo DER e pela Procuradoria do Município.

Ao final da audiência, Procuradoria, Câmara e secretarias da prefeitura se comprometeram a enviar ofícios para o DER e MGO Rodovias, no sentido de solicitar a viabilização das reivindicações ligadas à sinalização nas estradas.

Uma comissão formada por boa parte dos participantes deverá estudar e aprimorar os pontos levantados durante a ocasião. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, 21, às 18h, na Câmara.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: