Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Combate à dengue ganha reforço com carro fumacê e novo mutirão de limpeza

sáb, 9 de maio de 2015 06:20

Da Redação

Os bairros Paraíso e Sibipiruna recebem hoje das 7 às 11h e das 13 às 17h o mutirão de limpeza promovido pela secretaria de Saúde, com o objetivo de intensificar ações paralelas que reforcem o trabalho de rotina para combater e prevenir a dengue.

Visitas domiciliares e recolhimento de lixo e entulho em caminhões caçamba estão previstos durante a iniciativa, que terá troca de kits com materiais escolares e lanche por material reciclável e possíveis criadouros, como embalagens plásticas, vasilhames, entre outros – o “Dengômetro”.

Kit com lanche e material escolar será trocado por possíveis criadouros do mosquito durante mutirão ( CRÉDITO DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

Kit com lanche e material escolar será trocado por possíveis criadouros do mosquito durante mutirão ( CRÉDITO DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

 

Para receber o kit é necessário levar pelo menos 100 litros de material (um saco de lixo grande cheio) no ponto de troca, que estará montado no posto de saúde do bairro Paraíso.

O departamento de Zoonoses espera distribuir os 150 kits que foram montados pelo poder público, com apoio de empresas privadas. É importante ressaltar que pneus não serão aceitos na troca, mas devem ser entregues paras os agentes que estarão trabalhando no mutirão.

O crescente aumento nos casos de dengue também levou a prefeitura pedir apoio do governo estadual e nesta semana, um carro fumacê chegou ao município.

Como explica o coordenador do departamento de Zooneses, Wellington Colenghi, o veículo irá circular de segunda a sexta-feira, entre as 4 e 9h da manhã e a partir do final da tarde, entre as 17 e 22h. “Esses são horários em que a temperatura está mais baixa e por isso o inseticida fica suspenso no ar por mais tempo. Se for aplicado à tarde não tem enfeito,” expôs.

O carro fumacê passou pelo Centro e Bosque. Na próxima semana, o trajeto inclui Amorim, Goiás, Joquei Clube, Industriários, Aeroporto e Gutierrez.

A população deve manter portas e janelas abertas nos horários aproximados que o carro fumacê deverá passar para que o inseticida se espalhe, alerta o coordenador. “Não é necessário abrir exatamente na hora da passagem do carro, pois o produto fica até 40 minutos no ar em forma de névoa. Não temos conhecimento de intoxicação por fumacê. Muita gente reclama do cheiro, mas quem tem alergia deve abrir a casa e permanecer em um cômodo mais afastado por um tempo,” concluiu.

CASOS CONFIRMADOS

Em Araguari, 713 casos de dengue foram confirmados de janeiro a abril. O Triângulo Mineiro é apontado como a região com maior número de municípios que apresentam alto risco de transmissão da doença em Minas Gerais, com 16 cidades no total.

Uberlândia lidera o número de confirmações do estado, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 5, pela secretaria de Governo de Minas Gerais. A cidade teve 10.295 casos notificados da doença até o início de maio. Desse número, 3.008 casos foram confirmados, 826 descartados e outros 6.461 aguardam resultado de exames.

Segundo o Governo mineiro, 21.966 casos da doença foram confirmados até terça-feira. O número é 36,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: