Neuropsi – Como podemos educar nossas emoções?
qui, 7 de maio de 2015 06:021-Como podemos educar nossas emoções?
Todos nós tivemos um episódio emocional do qual nos arrependemos. Infelizmente ele pode acontecer em momentos importantes, gerar consequências duradouras e até mesmo mudar o rumo de nossas vidas. Mas, será que poderia ter sido diferente? Poderíamos ter sido educados emocionalmente e desenvolvido instrumentos para lidar com situações difíceis de outra maneira? Será que podemos aprender algo agora?
As emoções são fundamentais para nossa sobrevivência e proteção enquanto indivíduos, e para estabelecer conexões com os outros membros da sociedade. A raiva, por exemplo, muitas vezes vista como uma emoção destrutiva, é necessária e não pode ser suprimida para defender a si mesmo e ao grupo contra uma injustiça ou ameaça. Mas como “fazer uso” da raiva de maneira construtiva e evitar que ela tome proporções desajustadas que levam à violência gratuita?
2-Do que consiste a ajuda emocional?
A ajuda emocional consiste em todo apoio moral e psicológico que uma pessoa pode receber. Esta ajuda pode vir tanto de um profissional como de pessoas leigas. Todo amigo que escuta você nos momentos de fragilidade está lhe oferecendo ajuda emocional que, muitas vezes pode ser suficiente, mas outras vezes não. O amigo tem boa vontade, tem bom coração, às vezes tem tempo para estar ao seu lado, o que é bom, mas não tem técnicas para elaborar estratégias de superação quando você passa por quadros clínicos específicos como depressão, sindrome do pânico etc.
3-Como identificar a necessidade em receber ajuda emocional?
Toda pessoa que se encontra em sofrimento impossível de superar sozinha e que esteja causando prejuízos em qualquer esfera, seja ela pessoal, emocional, psicológico, profissional, financeira, nos relacionamentos ou material necessita de ajuda emocional.
4-Toda pessoa precisa de ajuda emocional?
Claro que sim. Todas as pessoas merecem apoio e necessitam de incentivos, e não há pessoa no mundo que possa dizer que nunca na vida precisou de orientação ou ajuda para superar ou modificar comportamentos e /ou sentimentos.
5-Qual é o papel do psicólogo na ajuda emocional?
O psicólogo usa todo seu repertório de conhecimento, todas as informações obtidas tanto em sua formação como em sua prática clínica para reestruturar a pessoa que está em sofrimento. Ele ajuda a superar situações difíceis, aprender novas habilidades interpessoais, se conhecer e reconhecer quais são seus verdadeiros valores e motivações. As mudanças nos padrões de pensamento são extremamente difíceis de ser obtidas, pois cada um de nós se apega a seus velhos padrões pessimistas de pensamento.
A ajuda emocional não fica apenas na esfera do apoio, entra também na mudança ou aquisição de novos comportamentos. Por exemplo, vamos dizer que você está sendo prejudicado em sua carreira por não conseguir falar nas reuniões de trabalho. Além do apoio e compreensão, você precisa aprender como falar em público de forma tranquila e segura, e para isso as técnicas de um psicólogo poderão fazer toda diferença.
6-Os pais e amigos podem oferecer o suporte emocional necessário?
Podem e devem. Muitas vezes a meta do psicólogo é justamente essa: Trabalhar para inserir a pessoa no universo saudável das relações interpessoais, no mundo dos amigos, amantes, namorados, colegas e parceiros profissionais. O ser humano foi feito para estar entre pessoas, para viver em grupo. E em grupo satisfazer suas necessidades emocionais de conexão, proteção, apoio e suporte. O papel do psicólogo sempre será o de fornecer formas para que seu paciente saia do consultório apto a iniciar e manter relacionamentos prazerosos e saudáveis. É justamente por esse motivo que o psicólogo não manterá uma relação de amizade com seu paciente, pois esta é a única forma de propiciar ao paciente habilidades para desenvolver relacionamentos em todos os ambientes seja familiar, profissional, amigos etc. O psicólogo jamais não será o substituto.
7-O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um momento especial para a compreensão e mudanças de comportamentos e sentimentos disfuncionais. Trata-se de um momento só seu onde o psicoterapeuta avaliará seu estado atual e aplicará protocolo específico ao seu caso a fim de retomar o equilíbrio psicológico e emocional.
A ajuda psicológica, durante o processo de psicoterapia, se faz por dois caminhos:
– Pela escuta por parte do psicoterapeuta que permite um ambiente acolhedor para que você seja recebido por um profissional com condições técnicas de trabalhar pelo seu bem estar emocional.
– Pelas intervenções e colocações do psicólogo que lhe ajudarão a perceber-se com maior clareza e equilíbrio.
8-Quem mais procura ajuda: homens ou mulheres?
As mulheres de forma geral são mais sensíveis, mais introspectivas e com isso apresentam maior tendência para ruminação e à depressão. A desilusão amorosa é uma das ocorrências onde há mais diferença entre homens e mulheres. O fim de um relacionamento abala muito mais as mulheres, pois acreditam que nunca mais conseguirão encontrar outro relacionamento, elas tem a sensação de que vão morrer sozinhas. Isso não significa que os homens também não se abalem, um número menor de homens procura psicoterapia pela instabilidade emocional causada pelo fim do relacionamento, principalmente quando ocorre traição, mas mesmo sendo em menor número estes homens sofrem de forma mais intensa até mesmo do seria para a maioria das mulheres. O medo destes homens também é um pouco diferente, eles não têm medo de nunca mais conhecer alguém, eles tem medo de mesmo conhecendo muitas mulheres nunca mais se apaixonar por uma.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 qui, 29 de janeiro de 2026
- Wesley Lucas participa de assembleia que reúne lideranças do esporte mineiro qui, 29 de janeiro de 2026
- Carreta com carga de algodão pega fogo e mobiliza equipes na BR-050 qui, 29 de janeiro de 2026
- Governo de Minas anuncia IPVA 2026 e amplia força-tarefa para combater golpes contra contribuintes qui, 29 de janeiro de 2026
- 53º BPM intensifica operações alusivas ao 29º aniversário da 9ª RPM qui, 29 de janeiro de 2026
- Anderson Castro desiste de sua candidatura à presidência da Liga Araguarina de Futebol qui, 29 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis reforça compromisso social em reunião com beneficiários do Bolsa Família qui, 29 de janeiro de 2026
- Araguari se prepara para o início do ano letivo qui, 29 de janeiro de 2026
- VIRA-LATA – 29 DE JANEIRO qui, 29 de janeiro de 2026
- Campos da prefeitura passam por recuperação visando a temporada 2026 qui, 29 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

