Segurança de ciclistas nas rodovias é discutida no plenário da Câmara Municipal
qui, 30 de abril de 2015 06:24por Samara Arruda
O número de ciclistas em Araguari vem aumentando consideravelmente, ano a ano. Enquanto não há sinalização adequada e demarcação de ciclovias, os praticantes deste esporte precisam disputar espaço com motocicletas e automóveis. A situação se agrava diante do tráfego de veículos de grande porte em rodovias.

Preocupado com a segurança dos ciclistas e atletas, o vereador Wesley Lucas solicitou que sejam instaladas placas de sinalização nas rodovias
Preocupado com esta situação, o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) encaminhou um requerimento à Câmara Municipal durante a sessão de terça-feira, 28, solicitando a instalação de placas de sinalização “Perigo Ciclistas e Pedestres” no trecho urbano e ao longo do acostamento das rodovias que ligam Araguari a regiões vizinhas.
“Hoje são milhares os atletas e pessoas de Araguari que utilizam as referidas rodovias para a prática de suas atividades físicas como o Mountain Bike, Ciclo Turismo e o Bike Speed, práticas que se destacam em nossa cidade, bem como os atletas de corrida, maratonistas e esportistas em geral. A simples sinalização, indicando a presença dos ciclistas dá ao motorista a atenção necessária,” explicou.
O documento deverá ser encaminhado ao prefeito Raul Belém (PP) para que interceda junto ao Diretor Geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) Célio Dantas de Brito, a implantação destes equipamentos principalmente nos perímetros das LMGs 414, 748 e MGs 413, 223 e 427. Placas com orientações aos ciclistas nos perímetros de maior risco também foram pedidas pelo vereador.
Além das várias ações que disseminam a cultura da ‘bike’, existem grupos que procuram estimular outras pessoas a repensarem suas relações com a cidade e utilizar a bicicleta de uma maneira segura e agradável. É o caso da ciclista Isabella Rodrigues Pereira. “Nos reunimos para pedalar, mas além disso, há uma troca de experiência com os outros participantes, além é claro, do lazer que a bicicleta nos proporciona. Entretanto, cada vez é mais difícil trafegar, pois, não temos o respeito dos motoristas. O nosso pedido de atenção é para que possamos praticar nossa atividade com um mínimo de segurança,” ponderou.
Entusiastas do esporte se reúnem para passeios urbanos, trilhas e viagens que são organizados e divulgados em ‘grupos de pedal’ nas redes sociais. Além de facilitar interação com outros atletas, os grupos proporcionam a troca de informações sobre trajetos, impressões sobre novas bicicletas disponíveis no mercado e instruções para iniciantes nesta modalidade.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...