Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Anvisa estende indicação da vacinação contra HPV

qua, 11 de março de 2015 00:32
A doença sexualmente transmissível é a principal causa do câncer de colo de útero
A vacinação gratuita iniciou nesta segunda-feira nos postos de saúde do município. Foto: Divulgação

A vacinação gratuita iniciou nesta segunda-feira nos postos de saúde do município. Foto: Divulgação

MEL SOARES – O câncer de colo de útero representa o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e de brônquios e pulmões, segundo dados do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A vacina quadrivalente contra HPV é uma das maneiras de evitar a doença, ocorrida pela transmissão do vírus, através do contato direto com pele ou mucosas durante a relação sexual.

Por meio de medida publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 9, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a indicação da vacina quadrivalente para mulheres de até 45 anos. Antes, a vacina era indicada para o público feminino de até 26 anos.

A alteração se deu por meio de pedido da fabricante, a MDS, valendo para a vacina conhecida como Gardasil, que protege contra quatro subtipos do vírus. Nas Clínicas particulares de Araguari, a vacina pode ser encontrada pelo valor aproximado de R$ 1200, sendo aplicadas em três etapas. A segunda, após seis meses da primeira e a terceira, cinco anos depois.

Conforme destacou Lúcia Hirono, coordenadora do departamento de Edpidemiologia da secretaria municipal de Saúde, além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

No ano passado, a prefeitura, através do Ministério da Saúde disponibilizou a vacina gratuitamente para meninas de 11 a 13 anos. Em torno de 2200 pré-adolescentes receberam a primeira dose, campanha realizada nas escolas, com a cobertura de 95%.

Diferente de 2014, neste ano, a aplicação não ocorrerá nas escolas e contemplará o público de 9 a 13 anos de idade. “A vacinação iniciou nesta segunda-feira e se estende até o dia 10 de abril”.

Os responsáveis pelas escolas de Araguari receberam orientações da secretaria de Saúde no sentido de orientarem os pais a levarem suas filhas para receberem a imunização, disponibilizada em todas as unidades de saúde da rede pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Desta vez, o objetivo do departamento de Epidemiologia é vacinar 2365 na primeira dose.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: