Minha Casa Minha Vida: novos procedimentos e critérios são divulgados
sáb, 14 de fevereiro de 2015 00:42DA REDAÇÃO – Foi publicado no Diário Oficial do dia 5 o decreto nº 12, que define os critérios e os procedimentos para a seleção dos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida, na faixa de 0 a 3 salários mínimos. Nele, vale destacar o sistema dos grupos que concorrem nos sorteios, critérios que o beneficiário precisa atender para se enquadrar no programa e os mecanismos que a prefeitura pretende adotar para medir grau de vulnerabilidade e/ou risco social das famílias.
De acordo com o diretor de Habitação da secretaria de Planejamento, Wilson Prado, a reserva das unidades habitacionais para famílias com idosos passou de 2 para 3%. Para o grupo com familiar que possui deficiência, a reserva será de 5% do total.
Outra novidade é a respeito do cadastro de reserva. “Estamos com muita situação de desenquadramento entre aqueles que ganham e outros que estão na reserva. O inscrito muda de renda e fica fora do que é exigido pelo programa, tem financiamento no nome e por isso é excluído. Para reduzir isso, vamos aproveitar cadastro de reserva de um residencial para outro, de acordo com a cronologia. Por exemplo, as pessoas que estão no cadastro de reserva do Portal de Fátima, o primeiro residencial sorteado, serão analisadas e se estiverem dentro do exigido, poderão fazer parte do cadastro de reserva de outros residenciais,” explicou.
Os inscritos são agrupados conforme os critérios, divididos no sorteio em três grupos. O grupo 1 é representado por 72% dos candidatos que preencham 4 ou 5 critérios entre os nacionais e locais. O grupo 2 é representado por 20% dos candidatos que preencham até três critérios entre os nacionais e locais. O grupo 3 é representado por 8% dos candidatos cujo grupo familiar tenha pessoa com deficiência ou idoso e que preencham, no mínimo, três critérios entre os locais e nacionais.
Será reservada uma cota de 20% das unidades habitacionais para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo o diretor, até então não havia uma lei específica que estabelece como seria a prioridade desses beneficiários.
Conforme o decreto, existem critérios que valem mais ou menos pontos, como mulher responsável pela provisão financeira do grupo familiar (1 ponto); responsável familiar que esteja usufruindo de aluguel social por não ter local para moradia (1 ponto); mãe solteira ou divorciada, sem convivência fixa com companheiro/cônjuge ou similar com mais de um filho menor (2 pontos); menor de idade sob responsabilidade do requerente atribuindo ponto a cada menor (2 pontos); idoso (3 pontos); portador de doença física/mental ou doenças em estado avançado (3 pontos para cada indicação); integrante do grupo familiar cadastrado no sistema de cadastro único de benefícios sociais do Governo Federal (CadUnico) (1 ponto); residir há mais de um ano em ambiente de moradia locada e/ou insalubridade sanitária (2 pontos).
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
- CDL Araguari inicia visitas a lojistas e reforça diálogo com o comércio local sáb, 14 de março de 2026
- Maior campeão amador em atividade, o América começa neste domingo sua saga em busca do título regional sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...

Acredito que sao beneficiados apenas os que tem alguem que trabalha dentro da prefeitura pq eu faco parte do grupo com prioridade ha quase tres anos e n fui contemplada. Gostaria d saber pq?
estou escrita a quase tres anos e tbm não fui contemplada estou como esta mulher acreditando que so ganha quem tem QI dentro da prefeitura…. o que sera que falta pra ser contemplada??
Esses sorteios sao suspeitos mesmo, pois tenho cadastro ah anos e até hoje não fui sorteada, conheço pessoas e já realizei denuncias que tem empresas e conseguiram a casa, colocou para alugar e niguem fez nada. Tanta gente necessita dessas casas para sair do aluguel e ninguem faz nada.