Centros de Referência de Assistência Social aprendem sobre economia de energia elétrica
qui, 12 de fevereiro de 2015 14:38DA REDAÇÃO (com assessoria) – A secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais, promove, até sexta-feira, 13, encontros nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para oferecer às pessoas informações sobre o uso inteligente da energia e orientações sobre o benefício da tarifa social.
O programa “Café com Prosa da Cemig” reuniu 40 pessoas, na terça-feira, 10, no CRAS do bairro Shopping Park. Durante o bate papo com o supervisor de atendimento da empresa, Alexandre Guimarães Moreira, os moradores conheceram diversas maneiras de economizar energia adotando hábitos simples e como obter benefícios de redução de tarifa, além de dicas importantes como: segurança doméstica, curto circuito, cuidado com crianças nas residências; não utilizar aparelhos eletrodomésticos estando com as mãos ou pés molhados; economia na utilização de novas lâmpadas, direitos e deveres do consumidor.
Inscrita no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, a auxiliar de serviços gerais Lucimara Souza Soares, que mora no bairro Shopping Park, lembra que no ano de 2013 sua conta girava em torno de R$ 120. Hoje, a despesa com energia caiu para aproximadamente R$ 30. Mesmo assim, ela fez questão de ouvir novas dicas. “Vou evitar colocar panela quente na geladeira, e desligar os aparelhos que têm sensores de luz”.
A auxiliar de serviços gerais Ana Marta Pereira, também moradora do Shopping Park, aprova os projetos desenvolvidos pelos órgãos públicos. “Tenho uma geladeira velha em casa e as lâmpadas são incandescentes. A partir desta palestra, quero baixar ainda mais o consumo e o valor da conta. Vou comprar lâmpadas fluorescentes e cronometrar o tempo no chuveiro”, disse.
A assessora de proteção social básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Letícia Carvalho, calcula que 70% dos usuários das unidades do CRAS estejam cadastrados neste benefício oferecido pelo Governo Federal. “Nossa missão é promover políticas públicas que beneficiem as famílias de baixa renda e que estejam em vulnerabilidade social.”
O encontro acontece hoje, a partir das 14h, no CRAS Jardim Célia, localizado na rua dos Sininhos, 35. Nessa sexta-feira, acontecerá no CRAS Marta Helena, rua República do Piratini, 232. Os moradores de cada região da cidade receberão orientações sobre o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que é um desconto na conta destinado às famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo per capita, ou que tenham algum componente beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Os interessados em informações sobre os benefícios oferecidos pelos programas sociais devem procurar a unidade mais próxima do CRAS.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Uberlândia entrega Cheque Moradia a famílias durante segunda chamada do programa sáb, 14 de março de 2026
- CDL Araguari inicia visitas a lojistas e reforça diálogo com o comércio local sáb, 14 de março de 2026
- Maior campeão amador em atividade, o América começa neste domingo sua saga em busca do título regional sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
