Requerimento pede estacionamento rotativo em Araguari
qui, 22 de janeiro de 2015 02:56Pelo sétimo ano consecutivo, necessidade é levada à Câmara Municipal
P.J. GODOY – A cada início de ano, diversos anseios e promessas se misturam entre a população araguarina e as autoridades que regem o município. Uma delas se repete desde 2009, quando um requerimento foi levado ao plenário da Câmara Municipal. A proposta tratava a necessidade da criação de um estacionamento rotativo, decorrente da intensa movimentação na região central.
Desde que foi apresentado pela primeira vez, o requerimento ganhou novos defensores pelas ruas locais. Apesar disso, diversas adequações deveriam ser cumpridas para que a iniciativa se tornasse realidade. É o que lembra o proponente da medida e presidente da Câmara, Giulliano Souza Rodrigues – Tibá (PTC).
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele comentou acerca da expectativa junto ao governo municipal. “Faço esse requerimento desde 2009, repetindo no início de cada ano. É uma cobrança antiga que precisa cumprir muita burocracia, e conseguimos passar por várias etapas. Uma das ações necessárias era a municipalização do trânsito, que foi realizada em 2014. Resta apenas dar entrada na licitação. Por isso, contamos com a boa vontade do Executivo para que a proposta finalmente saia do papel”, explanou.
A partir da apresentação do requerimento nesta terça-feira, 20, a prefeitura tem até 15 dias para se manifestar. Questionado acerca dos reflexos da possível mudança, o presidente do Legislativo destacou a necessidade.
“É uma medida fundamental principalmente para a população que precisa se deslocar ao centro da cidade por diversos motivos. São várias as pessoas que não encontram lugar para estacionar e acabam convivendo com esse transtorno. Vejo que hoje esse é um dos grandes anseios da comunidade, pois muitos me questionam sobre essa situação”, completou.
AVANÇO
No fim do último ano, foi publicado no Diário Oficial do município um decreto que regulamenta a concessão de estacionamento rotativo remunerado, denominada “Zona Azul”. A princípio, mais de 20 ruas e cruzamentos seriam contemplados pelo sistema, em funcionamento das 8 às 18h em dias úteis e das 8 às 13h aos sábados, com isenção em domingos e feriados.
COBRANÇA
O valor estimado pelas vagas incluídas na Zona Azul é de R$ 2 por hora. A cobrança deve obedecer determinados critérios, como o uso de parquímetros ou equipamentos eletrônicos, permitindo total controle da arrecadação.
VEÍCULOS LIVRES
Motocicletas e bicicletas devem ser isentas da cobrança, uma vez estacionadas em locais reservados. As vagas para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida serão sinalizadas, enquanto veículos para carga e descarga de mercadorias permanecerão livres durante um período determinado.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...