Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mais de 400 exames preventivos contra HIV são realizados em Araguari

sáb, 29 de novembro de 2014 05:43
Centro de Apoio Especializado promove ações e prevenção
em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

SAMARA ARRUDA – A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que ataca o sistema imunológico do doente, provocando alterações no organismo e defesa do corpo. Diante da falta de informação sobre a doença, surgiu o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

O laço vermelho da campanha passou a ser usado como símbolo da luta contra a AIDS a partir  de 1991. Foto: Divulgação

O laço vermelho da campanha passou a ser usado como símbolo da luta contra a AIDS a partir
de 1991. Foto: Divulgação

A data, comemorada em 1º de dezembro, foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar a população sobre a doença. Além disso, reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento.

Em Araguari, a secretaria de Saúde, por meio do Centro de Apoio Especializado DST/AIDS (CAE) disponibiliza serviços como exames HIV, hepatite B e C e sífilis, além de orientações para as pessoas que são diagnosticadas com o vírus.

De acordo com a coordenadora do CAE, Márcia Beatriz Sardela, neste ano foram registrados 29 novos casos da doença no município. A incidência é maior entre homossexuais; em homens, sendo que, das pessoas diagnosticadas estão 19 homens e 10 mulheres com idades entre 25 a 65 anos. Até o mesmo período do ano passado, foram 24 casos: 16 homens e 8 mulheres.

Dentro das ações preventivas da campanha Novembro Azul, voltada à saúde da população masculina, o CAE vem disponibilizando exames rápidos para prevenção de Sífilis, Hepatite e HIV. “Em torno de 400 foram realizados. Destes, nenhum teve o diagnóstico positivo. Mas a mobilização continua até a próxima semana, por meio de testes rápidos, principalmente para aquelas pessoas que tiveram relações desprotegidas nos últimos dias,” contou Márcia Sardela.

Para fazer o teste, basta comparecer ao CAE, na praça José Rodrigues Alves, ou ligar no 3690-3023. Horário de atendimento: das 7 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira.
A coordenadora falou ainda sobre a importância destas ações, principalmente durante a semana voltada à conscientização da luta contra a AIDS. “A nossa intenção é continuar promovendo ações como esta, mas acima de tudo, é importante que o portador de AIDS procure orientações para viver bem, pois é através de um diagnóstico precoce que podemos efetuar o tratamento adequado, evitando problemas ainda maiores,” completou.

Orientações

O vírus HIV pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. A forma mais eficiente de prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis – DST é o uso do preservativo.

Curiosidade

O laço vermelho da campanha passou a ser usado como símbolo dessa luta a partir de 1991. Ele foi criado pela Visual Aids como uma forma de homenagear todas as pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: