Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Quarto título brasileiro do Cruzeiro é comemorado em Araguari

ter, 25 de novembro de 2014 01:33

Vitória sofrida sobre o Goiás garantiu a segunda
taça consecutiva no principal campeonato do país

DA REDAÇÃO – Cruzeiro 2 x 1 Goiás e confirmado o tetracampeonato celeste no Brasileirão, o segundo título consecutivo. Em todo o Brasil a nação azul festejou o que todos sabiam há meses. Em Araguari, não foi diferente. Por todos os cantos os cruzeirenses celebraram a conquista, com direito a dezenas de veículos na carreata que partiu da praça Getúlio Vargas e ganhou as principais vias da região central.

Cruzeiro vence o Brasileiro com duas rodadas de antecedência. Foto: Divulgação (clique para ampliar)

Cruzeiro vence o Brasileiro com duas rodadas de antecedência. Foto: Divulgação (clique para ampliar)


mascote cruzeiroRECORDE

O Cruzeiro pode superar a campanha feita na conquista da edição passada do Brasileiro, quando faturou o torneio na 34ª rodada, diante do Vitória, em pleno Barradão. Com 76 pontos conquistados até agora, mesma pontuação do ano anterior, os comandados de Marcelo Oliveira têm a possibilidade de alcançar a maior pontuação de um campeão nacional desde que o torneio assumiu o atual formato, em 2006, com pontos corridos e 20 clubes. O time celeste enfrentará a Chapecoense, domingo, na Arena Condá, e posteriormente terá o Fluminense, na última rodada, no Mineirão. Caso obtenha ao menos um triunfo, a equipe alcançará 79, pontuação superior à de todos os vencedores dos últimos nove anos.

PERTO DE PELÉ

Carreata na cidade marcou os festejos do tetracruzeirense. Foto: Divulgação

Carreata na cidade marcou os festejos do tetracruzeirense. Foto: Divulgação

Erguer taças é algo rotineiro na carreira de Dagoberto. Com a segunda conquista no Cruzeiro, ele é agora pentacampeão nacional. Aos 31 anos, o atacante se aproxima de Pelé, maior vencedor do Campeonato Brasileiro como jogador, com seis títulos.

Dagoberto foi campeão por três clubes diferentes. Revelado pelo Atlético-PR, o primeiro título foi alcançado com o Furacão em 2001. No São Paulo, ele ergueu os troféus de 2007 e 2008. Depois de defender por uma temporada o Internacional, único clube pelo qual não foi campeão nacional, o atacante chegou à Toca da Raposa para mais duas conquistas.

Pelé se tornou recordista de taças após a CBF unificar os títulos nacionais, considerando Taça Brasil e Robertão como Campeonatos Brasileiros. O maior jogador de todos os tempos foi campeão entre 1961 e 1965 e também em 1968, sempre como camisa 10 do Santos.

Antes da unificação de títulos, o recorde como jogador pertencia a Andrade e Zinho, com cinco conquistas.

FAÇANHA

O título conquistado pelo Cruzeiro colocou o clube celeste em um seleto grupo de times que ganharam o Brasileiro duas vezes consecutivas. O último time a conseguir essa façanha foi o São Paulo, de 2006 a 2008, quando foi tricampeão. Antes do Tricolor, o Corinthians também realizou o feito, em 1998 e 1999.

O Palmeiras é o único a ser bicampeão em ocasiões distintas: em 1972 e 1973; e em 1993 e 1994. A unificação dos títulos brasileiros anteriores a 1971 gerou uma situação bizarra para o time alviverde. Como conquistou a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa em 1967, a equipe é considerada atualmente bicampeã brasileira no mesmo ano, mas por torneios diferentes.

Outros clubes que conquistaram o bicampeonato foram o Flamengo (1982 e 1983) e o Internacional (1975 e 1976). Na época da Taça Brasil, o Santos de Pelé foi pentacampeão de maneira consecutiva, em 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, tendo sua sequência interrompida pelo próprio Cruzeiro, em 1966.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: