Política e Religião: duas Filosofias e um só Objetivo, por Ilidio Moura Filho
qua, 12 de novembro de 2014 00:02* Ilidio Moura Filho
Segundo o ditado popular, política e religião não se misturam, pois querem nos fazer acreditar que religião é coisa de Deus e a política do diabo, para nos confundir usando destes artifícios, mas como gosto dos dois, tenho a missão de contrariar esse ditado, explicando as duas filosofias.
A religião tem como base fortalecer o espírito, segundo os ensinamentos bíblicos, Deus em sua infinita bondade enviou seu filho único, que embora sendo divino, viveu como humano para provar que é possível conciliar as duas coisas, pois em sua manifestação humana Cristo mostrou como fazer política séria e pura, de tal forma que contrariou os poderosos e até a própria igreja, pois pregava simplicidade, humildade e desapego às coisas materiais, tendo apenas o necessário para uma vida digna.
Em sua condição divina fez milagres, ensinando-nos a viver como cristãos e a perdoar, não setenta vezes sete, quando o crime é grave, quando perdoou a mulher pega em adultério disse-lhe ‘vá e não peques mais’.
Gostaria de contrariar velhos ditados, pois tenho que sempre provar meus pontos de vista, é comum dizer que água e óleo não se misturam, como seria nosso arroz com feijão sem a presença da água e óleo, em nossos carros sem o óleo para lubrificar e a água para resfriar, estes não estão misturados, mas unidos com um só objetivo, permitir um perfeito funcionamento de máquinas potentes por longo período de trabalho que, sem a presença da água e do óleo não seria possível, é claro que em tudo não teria sabor sem a presença de alguns ingredientes que dão sabor aos alimentos, os temperos, e nas máquinas os aditivos que ajudam na estabilidade a água e o óleo.
E qual seriam os ingredientes para a política e religião para que caminhassem de mãos dadas em defesa do bem comum? E claro que são muitos e destaco alguns: equilíbrio, bom senso, desapego, generosidade, estas qualidades pregadas por Cristo o levaram à morte, pois contrariavam os interesses dos poderosos e até da igreja, que, com ajuda dos sumos sacerdotes e os doutores da lei, e usando o povo como massa de manobra condenou Cristo e soltaram um criminoso, o que nos remete aos dias de hoje, quando em troca de fiança colocam em liberdade criminosos que matam inocentes e indefesos.
Para que os ensinamentos de Cristo seja concretizados, teríamos que fazer uma reciclagem moral em nossa sociedade para se cumprir a missão que Cristo nos ensinou, e desta forma teríamos um sociedade mais humana solidária; este é meu sonho, pois acredito que política e religião devem ter o mesmo objetivo o bem estar social.
* Colaborador
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Empreendedorismo e liderança impulsionam nova agenda para mulheres do Vale do Jequitinhonha dom, 16 de agosto de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE AGOSTO sáb, 15 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA Sub-16 Feminino realiza jogo preparatório antes do CBI sáb, 15 de agosto de 2026
- Campeonato Amador 2026 terá novo formato e começa em setembro sáb, 15 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara prepara construção de nova praça de 2.800 m² no bairro Jardim Europa sáb, 15 de agosto de 2026
- DRAKES/LDT ENGENHARIA MONTA SUPERELENCO PARA A PRIMEIRA COPA 89 MARAVILHA FM – LIGA TRIÂNGULO sáb, 15 de agosto de 2026
- América muda o comando, reforça o elenco e mira o título do Amador sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari promove aulão de dança como parte das comemorações pelo aniversário do município sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari nomeia novos membros do Conselho de Alimentação Escolar sáb, 15 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...