Animais invadem rodovias estaduais de Araguari e aumentam riscos de acidentes
qui, 2 de outubro de 2014 07:00DA REDAÇÃO – Os motoristas que trafegam pelas estradas estaduais de Araguari (MG’s 413, 414 e 223, e LMG-748), além de enfrentar os problemas normais da falta de conservação, são obrigados a conviver com uma agravante: a presença constante de animais nas pistas. Em diversos trechos dessas rodovias, os usuários se deparam com essa triste realidade, que pode provocar acidente gerando prejuízos financeiros e a perda de vidas.
A Gazeta do Triângulo constantemente flagra a presença de equinos, bovinos e caprinos circulando livremente em meio aos veículos, especialmente pelas manhãs e aos finais de tarde. Também são várias as denúncias à reportagem por parte de condutores de veículos e até de moradores próximos a estes locais.

Bovinos são presença constante no início da MG-223, rodovia de acesso a Caldas Novas. Foto: Gazeta do Triângulo
Um motorista contou que teve que conviver com o prejuízo em seu veículo após bater num animal que transitava pela pista. Ele informou que não pôde reclamar o ressarcimento do prejuízo, porque não fez ocorrência devido ao local e circunstâncias. “A Polícia Rodoviária Estadual realiza blitze o dia todo e poderia atentar também para esse detalhe”, reclamou L.C.O.
A MG-414, rodovia de acesso ao distrito de Amanhece, é uma das mais perigosas nesse quesito, principalmente em seu início, na região do bairro Vieno. Sábado passado, à tarde, um cavalo “costurava” a pista com muita tranquilidade. Outro trecho com grande fluxo de animais é na MG-223, que dá acesso a Caldas Novas, na região dos bairros São Sebastião e Sewa.
“Isso aqui é direto. Há pouco tempo um mototaxista caiu com uma passageira após desviar de uma vaca”, relatou um comerciante.
Deixar animais soltos na pista, além de ser um ato irresponsável, é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário dos “invasores” deve arcar com os eventuais prejuízos causados ao veículo, mas dificilmente o faz, uma vez que normalmente não é localizado.
A recomendação para os motoristas, é que, ao se depararem com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc.), não buzinem nem sinalizem com os faróis, porque podem assustá-los e estes terem reações inesperadas. Além disso, é importante fechar os vidros, passar lentamente pelo local e avisar o posto policial mais próximo.
A Gazeta do Triângulo trouxe outras reportagens sobre animais nas rodovias, e, apesar de alguns acidentes ocorridos, providências não foram tomadas. Além disso, quase não existem placas alertando sobre a presença destes na pista.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
