Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Igreja Matriz de Batatais cogitou transferir restos mortais de religioso sepultado em Araguari no ano de 1935

qua, 23 de julho de 2014 01:47
Carinho de araguarinos fez paróquia da cidade paulista desistir de levar restos mortais do padre e deputado provincial Lafaiete Godoy
Padre José Lafaiete de Godoy. Foto: Divulgação

Padre José Lafaiete de Godoy. Foto: Divulgação

ADRIANO SOUZA – Algo, inusitado ocorreu em 2012 na cidade de Araguari com a visita do padre Pedro Ricardo Bartolomeu, pároco da igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde na cidade de Batatais – SP. A visita do religioso foi em busca de documentos e relatos sobre o padre José Lafaiete de Godoy, sepultado no município. Na ocasião, padre Pedro teria pleiteado a possibilidade de liberação dos restos mortais de Lafaiete para serem transferidos para Batatais, onde viveu de 1901 a 1904.

Diante dessa informação, a reportagem da Gazeta do Triângulo entrou em contato nessa semana com padre Pedro que confirmou sua visita em Araguari, e não escondeu que realmente propôs a lideração dos restos mortais de Lafaiete. No entanto, ao perceber a resistência devido ao carinho dos araguarinos, mudou de ideia. “Padre Lafaiete significa muito para nós, pois sempre defendia os interesses da instituição a ponto de discordar veemente da construção de um coreto frente à igreja, algo que o deixou muito triste principalmente por não ter apoio do deputado da época Dr. Washington Luiz que mais tarde chegou à presidência da República” lembrou o Pároco.

Padre Pedro Ricardo Bartolomeu pároco da igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais – SP é admirador da história de Lafaiete. Foto: Divulgação

Padre Pedro Ricardo Bartolomeu pároco da igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais – SP é admirador da história de Lafaiete. Foto: Divulgação

“A saída de Lafaiete foi tumultuada até porque o mesmo era polêmico, mas sempre defendendo a igreja. Em sua despedida no ano 1904, deixou na cidade uma dura carta chamando a todos de pseudocristãos e por isso, nos dias de hoje, quando algo de errado acontece na cidade, a comunidade acredita que seja praga de padre Lafaiete” comentou sorrindo o Pároco.

O padre José Lafaiete de Godoy nasceu em 1860 no município de Bagagem, hoje Estrela do Sul. Sua dedicação pela religião e com projetos dedicados a igreja católica e a comunidade, o diferenciavam. Tinha amigos importantes como Rui Barbosa e ao chegar à igreja Matriz do vilarejo do Brejo Alegre diante da necessidade de promover mudanças, ele se tornou deputado provincial sendo autor do projeto de elevação de villa para cidade de Araguary. Lafaiete também tinha projetos para Batatais durante sua passagem de 1901 a 1904, mas não conseguiu colocá-los em prática, pois não encontrou apoio dos religiosos paulistas. Esteve em São Simão de 1904 a 1912 até ir para Roma e Israel quando retonou para Araguari onde faleceu e foi sepultado em 1935.

Os restos mortais de Padre Lafaiete de Godoy (1860 – 1935) encontram-se no Cemitério Bom Jesus, juntamente com os de outros religiosos do extinto Colégio Regina Pacis.

Em Batatais

A igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, por onde passou o padre e deputado Lafaiete, teve sua forma atual iniciada em 1928, em estilo neoclássico sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni para execução da obra. Foi concluída em 1953 e no seu interior podemos encontrar grande número de pinturas de Portinari. Os 48 vitrais da Igreja, autoria de Conrado Sorgenicht Filho, possuem grande dimensão com refinada técnica na distribuição de cores. O destaque especial é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, pintada por Cândido Portinari, assim como um acervo de 21 telas.

A igreja Matriz é visitada por turistas da região, capital e exterior. Hoje, o pároco é o padre Pedro Ricardo Bartolomeu, a quem agradecemos pelo carinho e atenção dados à nossa reportagem.

2 Comentários

  1. Marco Antônio Rodrigues da Cunha Jr. disse:

    Um dos ícones da história de Araguari, como o Pd. Lafayette de Godoy, jamais poderia ter tido tal tratamento.
    Sinceramente, ainda espero que tal situação seja revista e que algo digno seja feito em prol de sua memória.
    Inclusive, Araguari tinha que já ter tombado jazigos de personagens que fizeram a história da cidade.

  2. Maria Stela de Godoy disse:

    Meu pai era afilhado do Padre Lafaiete de quem herdou o nome.. para quem não reconhece , meu pai foi um dos filhos do Cel. Bento de Godoy- Caldas Novas-Go.

Deixe seu comentário: