Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari é destaque na região ao atingir metas do Ministério da Saúde para atenção básica

sáb, 5 de julho de 2014 00:53
Representante da DRS comunica que município está entre as cidades que cumpriram a meta do Ministério da Saúde. Foto: Enivaldo Silva

Representante da DRS comunica que município está entre as cidades que cumpriram a meta do Ministério da Saúde. Foto: Enivaldo Silva

DA REDAÇÃO (com assessoria) – A Superintendência Regional de Saúde anunciou nesta semana que Araguari está entre os 19 municípios da região que cumpriram as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde na área de atenção básica. A notícia foi dada pela coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da Delegacia Regional de Saúde, Luzimar Rosa Abraão Dib Ishimura.

Os cinco indicadores avaliados quadrimestralmente são a coleta de citologia (Papanicolau), quantidade de sete ou mais consultas de pré-natal nas gestantes, cobertura de vacina penta valente em crianças menores de um ano, implantação do Protocolo do Manchester em 100% das unidades de atendimento e a cobertura de Atenção Básica.

Luzimar observou que o trabalho da secretaria de Saúde foi bem articulado. “As gestantes estão fazendo pré-natal em dia e o município irá implementar o sistema de diretrizes clínicas (linhas guias) nas unidades básicas de saúde, que facilita o trabalho dos médicos na hora de receitar os medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal,” comentou.

Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues está à frente da secretaria municipal de Saúde nesta gestão. É a primeira vez que o município consegue esse resultado em 14 avaliações anuais, segundo ela. “Estamos no caminho certo para cumprir o que o Ministério da Saúde e o Estado de Minas preconizam. É uma conquista da equipe da Atenção Primária”, afirmou Lucélia Rodrigues.

A subsecretária de Atenção Básica, médica Marislene Pulsena, comemorou o alcance das metas. “Quando as cumprimos, o município recebe mais verbas que podem ser utilizadas inclusive para melhorar a qualidade do atendimento”, explicou Marislene Pulsena.

Uma série de investimentos tem sido feito na área da Saúde, como a aquisição de nove ambulâncias, construção de novas Unidades Básicas de Saúde e reforma das existentes, contratação de profissionais médicos, ampliação e descentralização da Farmácia Municipal com a implantação de farmácias na Policlínica e nas unidades de saúde de Amanhece, São Sebastião, Brasília, ações que contribuem para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: