Licenciamento 2014 para veículos com finais de placa 1, 2 e 3 começa a ser fiscalizado
sex, 4 de julho de 2014 05:45
Cobrança do CRLV começa a partir desse mês; proprietários que não estão em dia com os pagamentos estão sujeitos à autuação. Foto: Gazeta do Triângulo
DA REDAÇÃO – A partir do dia 1º desse mês, passa a ser cobrado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) com finais de placas 1, 2 e 3. A portaria 287 do Departamento de Trânsito de Minas Gerais de 9 de abril estabelece também os próximos vencimentos. Os finais 4, 5 e 6 serão cobrados a partir de 1º de agosto e as placas finalizadas em 7, 8, 9 e 0, devem estar em dia a partir de primeiro de setembro.
O chefe da Administração Fazendária em Araguari, Artur Oliveira afirma que o vencimento do CRLV é diferente do IPVA. “Quem estabelece os vencimentos dos impostos dos veículos é a Receita Estadual, em março. A fiscalização é estabelecida pelo Detran, que precisa de um prazo de logística para emitir os documentos novos,” ressaltou.
Araguari terá ao final de 2014 mais de 70 mil veículos, conforme estatísticas atualizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A frota do município é de 68.900 veículos, dentre os quais 32.797 automóveis e 22 mil motocicletas.
Porém, a frota que consta na matriz gerada pela Receita Estadual é diferente, pois relaciona veículos emplacados somente até janeiro de 2014. A frota observada na cobrança do IPVA é de 52,8 mil veículos. “Não consideramos veículos apreendidos, roubados, sem baixa no Detran e também aqueles que não pagam o imposto, como taxista autônomo, sindicatos, igrejas, portadores de necessidades especiais e veículos oficiais,” explicou o chefe da AF.
O total estimado com a cobrança do imposto no município é de R$ 22,2 milhões. Desse valor, a meta da Receita era receber aproximadamente R$ 19,2 milhões. O fechamento do mês deve ser feito na segunda-feira, 7, quando o total de pagamentos deve chegar a R$ 19 milhões. “Vai faltar pouco, mas não vamos cumprir a meta. Historicamente conseguíamos atingir esse valor, como no ano passado, que recebemos acima disso,” comparou.
Prejuízo
Em caso de fiscalização, quem tiver com o imposto atrasado paga multa de R$ 191,54, ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pode ter o veículo retido. Além disso, o pagamento após o vencimento é acrescido de juros e correção monetária, e no caso da apreensão, somam-se as diárias do pátio e custos do guincho na remoção para que o proprietário possa reaver o veículo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...