Licenciamento 2014 para veículos com finais de placa 1, 2 e 3 começa a ser fiscalizado
sex, 4 de julho de 2014 05:45
Cobrança do CRLV começa a partir desse mês; proprietários que não estão em dia com os pagamentos estão sujeitos à autuação. Foto: Gazeta do Triângulo
DA REDAÇÃO – A partir do dia 1º desse mês, passa a ser cobrado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) com finais de placas 1, 2 e 3. A portaria 287 do Departamento de Trânsito de Minas Gerais de 9 de abril estabelece também os próximos vencimentos. Os finais 4, 5 e 6 serão cobrados a partir de 1º de agosto e as placas finalizadas em 7, 8, 9 e 0, devem estar em dia a partir de primeiro de setembro.
O chefe da Administração Fazendária em Araguari, Artur Oliveira afirma que o vencimento do CRLV é diferente do IPVA. “Quem estabelece os vencimentos dos impostos dos veículos é a Receita Estadual, em março. A fiscalização é estabelecida pelo Detran, que precisa de um prazo de logística para emitir os documentos novos,” ressaltou.
Araguari terá ao final de 2014 mais de 70 mil veículos, conforme estatísticas atualizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A frota do município é de 68.900 veículos, dentre os quais 32.797 automóveis e 22 mil motocicletas.
Porém, a frota que consta na matriz gerada pela Receita Estadual é diferente, pois relaciona veículos emplacados somente até janeiro de 2014. A frota observada na cobrança do IPVA é de 52,8 mil veículos. “Não consideramos veículos apreendidos, roubados, sem baixa no Detran e também aqueles que não pagam o imposto, como taxista autônomo, sindicatos, igrejas, portadores de necessidades especiais e veículos oficiais,” explicou o chefe da AF.
O total estimado com a cobrança do imposto no município é de R$ 22,2 milhões. Desse valor, a meta da Receita era receber aproximadamente R$ 19,2 milhões. O fechamento do mês deve ser feito na segunda-feira, 7, quando o total de pagamentos deve chegar a R$ 19 milhões. “Vai faltar pouco, mas não vamos cumprir a meta. Historicamente conseguíamos atingir esse valor, como no ano passado, que recebemos acima disso,” comparou.
Prejuízo
Em caso de fiscalização, quem tiver com o imposto atrasado paga multa de R$ 191,54, ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pode ter o veículo retido. Além disso, o pagamento após o vencimento é acrescido de juros e correção monetária, e no caso da apreensão, somam-se as diárias do pátio e custos do guincho na remoção para que o proprietário possa reaver o veículo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- ‘Tinder bovino’ ajuda na produção de leite sáb, 3 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis promove atividade do SCFV com foco na convivência e valorização da vida sáb, 3 de outubro de 2026
- Eleitores precisam estar atentos mesmo diante da liberação de bebidas alcoólicas nas eleições sáb, 3 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES: Hoje será o último dia para retirada das urnas sáb, 3 de outubro de 2026
- Série Prata tem goleadas, zebra e Ferro Velho 5 Irmãos em destaque na segunda semana sáb, 3 de outubro de 2026
- BNI Triângulo Norte leva reflexão sobre saúde mental a grupos da regional durante setembro sáb, 3 de outubro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Duelo de artilheiros vale vaga na semifinal da Supercopa Panda Mito sáb, 3 de outubro de 2026
- José Júlio Lafayette recebe imprensa e apresenta avanço das obras do complexo ambulatorial do HUSF sáb, 3 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...