Homem cobra proibição do fumo dentro dos comércios da cidade
qua, 2 de julho de 2014 00:19DA REDAÇÃO – Cansado de presenciar desobediência de fumantes em locais fechados, o contabilista Paulo Shutz, 46 anos, decidiu procurar apoio junto aos órgãos competentes para que haja uma ação impedindo essa prática proibida por Lei. “Na condição de cidadão e pagador de impostos, procurei primeiramente o Ministério Público, onde relatei o fato e fui orientado a me dirigir ao setor responsável da prefeitura e registrar o assunto. É importante ressaltar: fui muito bem recebido e atendido tanto pelos servidores do Ministério Público quanto por servidores da prefeitura”, comentou Paulo.
Shutz pede fiscalização nos estabelecimentos com base na Lei que proibe fumar em locais fechados, públicos ou privados, em todo o país. Devido a leis estaduais ou municipais, em muitas cidades brasileiras, fumar só é permitido ao ar livre ou dentro de casa mantendo regras que passaram a valer para todo o país, ficando proibido fumar dentro de estabelecimentos comerciais, condomínios, escolas e repartições públicas. É uma lei federal. O Ministério da Saúde anunciou em maio deste ano, no Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.
A regulamentação da lei antifumo será publicada no “Diário Oficial da União” e as regras passarão a valer em até seis meses. Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer às normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.
A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada. Conforme a lei, é proibido o fumo em locais coletivos fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Senar Minas conquista ouro, prata e bronze na 15ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária seg, 17 de agosto de 2026
- Empreendedorismo e liderança impulsionam nova agenda para mulheres do Vale do Jequitinhonha dom, 16 de agosto de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE AGOSTO sáb, 15 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA Sub-16 Feminino realiza jogo preparatório antes do CBI sáb, 15 de agosto de 2026
- Campeonato Amador 2026 terá novo formato e começa em setembro sáb, 15 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara prepara construção de nova praça de 2.800 m² no bairro Jardim Europa sáb, 15 de agosto de 2026
- DRAKES/LDT ENGENHARIA MONTA SUPERELENCO PARA A PRIMEIRA COPA 89 MARAVILHA FM – LIGA TRIÂNGULO sáb, 15 de agosto de 2026
- América muda o comando, reforça o elenco e mira o título do Amador sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari promove aulão de dança como parte das comemorações pelo aniversário do município sáb, 15 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
Assino em baixo. Ele tem toda razão. Parabéns pela iniciativa.
Aprovado, parabéns.
Fui em uma loja conhecida de sapatos hoje,e lá tem lugares que está fedendo cigarro,me senti sufocada.Perguntei a uma vendedora se fumavam lá.Ela respondeu que sim,e muito.Eu fiquei revoltada com isto.Faculdade,escola,lojas,todo lugar fumam livremente,e nós sofremos muito com isto.Alguma coisa tem que ser feita mesmo,porque fumantes na maioria não importam em fumar ,mesmo que seja em hospital.Basta para eles!