Comandante destaca positivamente a atuação da 9ª RPM em Araguari
sex, 21 de agosto de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Coronel André vem realizando um excelente trabalho à frente da 9ª RPM.
Durante o evento de passagem de comando do 53º Batalhão de Polícia Militar, realizado em Araguari, a reportagem da Gazeta do Triângulo teve novamente a oportunidade de entrevistar o Coronel André Pedrosa, Comandante da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM). A conversa abordou diferentes aspectos relacionados à segurança pública no município, especialmente diante dos desafios enfrentados pela cidade no segundo semestre do ano passado e nos primeiros quatro meses de 2026.
A entrevista ocorreu em um momento importante para a segurança pública de Araguari. A cidade passou por uma fase considerada bastante complicada, marcada pelo registro de diversos homicídios e pela necessidade de uma atuação mais intensa das forças de segurança para conter a criminalidade e restabelecer a sensação de segurança da população.
Na edição de ontem, a Gazeta do Triângulo apresentou a parte da entrevista em que o Coronel André Pedrosa comentou sobre a troca de comandantes e os novos direcionamentos para o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em Araguari. Nesta reportagem, porém, a atenção está voltada para outros pontos importantes abordados pelo comandante, especialmente sua avaliação sobre o policiamento empregado no município e os resultados alcançados pela corporação.
Questionado pela reportagem sobre o período em que Araguari enfrentou uma sequência preocupante de crimes violentos, entre eles vários homicídios, o Coronel André Pedrosa destacou a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, por meio das unidades que integram a estrutura da 9ª Região da Polícia Militar.
Segundo o comandante, diante do cenário apresentado naquele momento, foi necessário intensificar as ações de policiamento e promover uma atuação mais efetiva e integrada das equipes que estavam em condições de atuar diretamente na região.
Para André Pedrosa, o trabalho desenvolvido pelo 53º BPM foi fundamental para o enfrentamento da criminalidade. A atuação do batalhão contou ainda com o apoio de unidades especializadas, que foram empregadas de maneira estratégica para reforçar o policiamento e ampliar a capacidade de resposta da Polícia Militar diante dos problemas registrados no município.
Entre os apoios destacados pelo comandante estão a 9ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, por meio do Grupo Especializado em Recobrimento (GER), e a 2ª Base Regional de Aviação do Estado (2ª BRAvE).
A presença dessas equipes, conforme ressaltado pelo Coronel, foi essencial para fortalecer as operações policiais e proporcionar uma resposta mais direta aos episódios de criminalidade que vinham preocupando a população.
A estratégia adotada pela Polícia Militar, de acordo com André Pedrosa, passou justamente pela utilização integrada dos recursos disponíveis dentro da estrutura da 9ª RPM. Nesse contexto, o trabalho do 53º BPM foi reforçado pela atuação do policiamento especializado, permitindo que as equipes fossem direcionadas para áreas e situações que demandavam uma resposta diferenciada.
O GER segue tendo uma participação importante nesse processo, contribuindo para o chamado recobrimento do policiamento ordinário. A atuação especializada possibilita ampliar a presença policial em locais considerados estratégicos, além de apoiar operações e ações voltadas ao enfrentamento de criminosos envolvidos em delitos de maior gravidade.
Outro recurso mencionado pelo comandante foi a 2ª BRAvE, cuja atuação aérea representa um importante instrumento para o planejamento e execução das operações policiais. O emprego da aviação, aliado ao policiamento terrestre, amplia a capacidade de observação, deslocamento e resposta das forças de segurança. Para o Coronel André Pedrosa, a união desses recursos foi importante dentro do esforço desenvolvido para enfrentar o momento de maior instabilidade vivido por Araguari.
Mais do que uma atuação isolada, a avaliação apresentada pelo comandante demonstra que a Polícia Militar buscou trabalhar de maneira integrada, utilizando diferentes estruturas para atingir um objetivo comum: reduzir a criminalidade e restabelecer a ordem e a segurança no município.
Ao falar sobre o atual momento da segurança pública em Araguari, o Coronel André Pedrosa fez uma consideração que chama a atenção. Nesta semana, Araguari completa três meses sem o registro de crime violento.
O dado foi apresentado pelo comandante como um resultado importante diante do cenário enfrentado anteriormente. A ausência de registros dessa natureza durante um período prolongado representa, na avaliação da Polícia Militar, um reflexo do trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam no município e na região.
A marca de três meses sem crime violento, portanto, ganha relevância especialmente quando colocada em perspectiva com o período anterior, em que a cidade registrava ocorrências graves e enfrentava uma situação que exigia atenção especial das forças de segurança.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Prefeitura de Douradoquara promove oficina de criatividade para crianças sex, 21 de agosto de 2026
- MINUTO DE OURO – 21 DE AGOSTO sex, 21 de agosto de 2026
- Comandante destaca positivamente a atuação da 9ª RPM em Araguari sex, 21 de agosto de 2026
- Banco de Alimentos de Araguari ganha nova estrutura para reforçar combate à fome sex, 21 de agosto de 2026
- 3º Sgt Maísa Leal se destaca em treinamento do Exército para atuação em regiões de montanha sex, 21 de agosto de 2026
- Procon pesquisa preços de combustíveis em 35 postos de Araguari sex, 21 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara promove 1ª Semana do Patrimônio Cultural e de Museus sex, 21 de agosto de 2026
- Bombeiros seguem em alerta diante do tempo seco e propício a queimadas sex, 21 de agosto de 2026
- RADAR – 21 DE AGOSTO sex, 21 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 21 DE AGOSTO sex, 21 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...